Bruce Willis em “O Sexto Sentido”, que se tornou o segundo filme de terror mais rentável da história| Foto: Divulgação
Ouça este conteúdo

Bruce Willis tem 69 anos e está aposentado do cinema desde 2022, quando a família anunciou que o ator sofria de afasia. Na verdade, sua longa e celebrada carreira já estava em declínio, assim com sua saúde, havia vários anos, mas ele continuava atuando em filmes baratos e que eram lançados diretamente em vídeo. Nos últimos três anos de carreira, Willis atuou em inacreditáveis 25 filmes, cada um pior do que o outro. Ele recebia em média 2 milhões de dólares para trabalhar por dois ou três dias.

CARREGANDO :)

Mas essa fase derradeira não pode apagar o impressionante sucesso que Bruce Willis teve desde 1985, quando bateu três mil candidatos e ganhou o papel principal da série de TV A Gata e o Rato, contracenando com Cybill Sheperd. Em 1988, veio o papel que o consagraria no cinema, o do detetive John McClane em Duro de Matar, imenso sucesso de bilheteria que rendeu quatro sequências até 2013.

Em 1994, Willis fez sua atuação mais destacada no cinema, no clássico Pulp Fiction: Tempo de Violência, de Quentin Tarantino. Mas ele teve papeis de destaque em muitos outros filmes. Aqui estão três deles.

Publicidade

Os 12 Macacos (Terry Gilliam, 1995)

Adaptado livremente de um filme clássico e experimental de ficção-científica chamado La Jetée, dirigido em 1962 pelo francês Chris Marker, Os 12 Macacos foi dirigido pelo genial Terry Gilliam. Ele começou a carreira na TV e cinema como parte da trupe cômica britânica Monty Python, mas depois enveredou por um cinema muito pessoal, fazendo filmes lúdicos e intrigantes como Brazil (1985) e O Pescador de Ilusões (1991). Os 12 Macacos se passa num futuro pós-apocalíptico em que um prisioneiro (Willis) é mandado de volta no tempo para investigar o surgimento de um vírus que aniquilou boa parte da população do planeta. Brad Pitt e Madeleine Stowe completam o elenco principal desse filme surpreendente.

Em “Os 12 Macacos”, Bruce Willis volta no tempo para investigar vírus que dizimou população mundial| Foto: Divulgação

Onde assistir: disponível no Globoplay e para locação na Amazon, Apple TV e Claro TV.

O Sexto Sentido (M. Night Shyamalan, 1999)

É difícil explicar o furor causado por esse filme em 1999. Produzido com um orçamento de 40 milhões de dólares, até modesto para um filme estrelado por um astro como Willis, O Sexto Sentido fez mais de 700 milhões de dólares em todo o mundo, tornando-se o segundo longa-metragem de terror mais rentável de todos os tempos, atrás apenas de O Exorcista (1973) e revelou o talento do diretor M. Night Shyamalan. Willis faz um psicólogo infantil que, após um encontro assustador com um ex-paciente, começa a tratar um menino (Haley Joel Osment), que diz ser capaz de ver pessoas mortas andando por aí. O final é um dos mais assustadores e surpreendentes do cinema.

Onde assistir: disponível no Disney+

Publicidade

Vida Bandida (Barry Levinson, 2001)

Pouca gente viu e quase ninguém fala desse filme, mas ele certamente merece mais reconhecimento. Dirigido pelo talentoso Barry Levinson (Rain Man, Bugsy) tem um trio formidável nos papéis principais: Bruce Willis e Billy Bob Thornton fazem dois presos que fogem da penitenciária e começam uma onda de assaltos a bancos e Cate Blanchett interpreta uma pacata dona de casa que acaba sequestrada pelos criminosos, mas logo se apaixona... Pelos dois! O filme tem um divertido ar lúdico e fantasioso, e o trio principal tem uma química que torna tudo ainda mais divertido.

Onde assistir: disponível no Prime Video e para locação na Amazon e Apple TV.