Para estrelar “O Lutador”, Daniel Day-Lewis treinou boxe durante um ano| Foto: Divulgação
Ouça este conteúdo

Muitos consideram o inglês Daniel Day-Lewis um dos maiores atores que o cinema já produziu. Se o Oscar é parâmetro, ele realmente está no topo: é o único ator da história a vencer três prêmios na categoria de Melhor Ator (Jack Nicholson, Meryl Streep, Ingrid Bergman e Walter Brennan também ganharam três vezes, mas divididos entre as categorias de Melhor Ator/Atriz e Melhor Ator/Atriz Coadjuvante). Empatado com Day-Lewis está Frances McDormand, que também venceu três prêmios na categoria de Melhor Atriz. E à frente de ambos, só uma pessoa: Katharine Hepburn, com quatro Oscars de Melhor Atriz.

CARREGANDO :)

Day-Lewis é um tipo peculiar: avesso a estrelismos, raramente dá entrevistas e abandonou a carreira entre 1997 e 2000 para aprender a fazer sapatos artesanais na Itália. Em 2002, saiu da aposentadoria a pedido de Martin Scorsese para filmar Gangues de Nova York e fez, na sequência, quatro filmes em que foi indicado a Oscars: depois de Gangues, Sangue Negro (2007), Lincoln (2012) e Trama-Fantasma (2018), vencendo por Sangue Negro e Lincoln. Aposentou-se de novo e agora, sete anos depois, anunciou que vai estrelar Anemone, filme de estreia do filho, Ronan Day-Lewis, na direção.

Day-Lewis, hoje com 67 anos, não tem uma filmografia das mais extensas. Em mais de quatro décadas de carreira, atuou em 21 longas-metragens, mas sempre em papéis marcantes. Aqui vão, em ordem cronológica, três dos grandes papéis do ator, em filmes disponíveis em streaming no Brasil.

Publicidade

A Época da Inocência (Martin Scorsese, 1993)

Exuberante drama de Martin Scorsese, passado na alta sociedade nova-iorquina dos anos 1870 e adaptado do romance de Edith Wharton. O filme conta a história de um poderoso advogado, Newland Archer (Day-Lewis), que tem o plano de se casar com a respeitável May Welland (Wynona Ryder) abalado pela chegada em cena da Condessa Ellen Olenska (Michelle Pfeiffer), prima de May.

Onde assistir: disponível para locação via Apple TV, Amazon, Google Play, e YouTube Filmes.

O Lutador (Jim Sheridan, 1997)

Day-Lewis faz Danny Flynn, um boxeador que volta a Belfast depois de cumprir 14 anos de prisão por suas ligações com o Exército Republicano Irlandês (IRA) e tenta retomar a vida abrindo uma academia de boxe para jovens. Flynn começa um romance com Maggie (Emily Watson), cujo marido é do IRA e está preso, e o caso enfurece os companheiros do marido de Maggie. É uma das maiores atuações de Day-Lewis, que treinou boxe por cerca de um ano para fazer o papel.

Onde assistir: disponível no Looke e Netmovies, e para locação via Apple TV, Amazon, Google Play, YouTube Filmes e Claro Video.

Publicidade

Sangue Negro (Paul Thomas Anderson, 2007)

Um dos maiores filmes e uma das mais espetaculares atuações do cinema do século 21: Day-Lewis faz Daniel Plainview, um obcecado explorador de petróleo que fica rico no início do século 20 ao descobrir vários poços na Califórnia. Adaptado de um livro de Upton Sinclair, Sangue Negro é uma obra-prima e tem outra atuação marcante, além do trabalho de Day-Lewis: a de Paul Dano no papel de Eli Sunday, um pastor tão esperto quanto ganancioso.

Day-Lewis no papel de Daniel Plainview, o explorador de petróleo de “Sangue Negro”| Foto: Divulgação

Onde assistir: disponível para locação via Apple TV e Microsoft.