Imagine voltar-se contra os próprios pais após ficar sabendo do desaparecimento de sua irmã. Embora pareça uma atitude extrema (e pouco empática), foi o que aconteceu com o americano Stephen Pandos, quando sua irmã, Jennifer, desapareceu em 1987. Esse é o tema que dá o pontapé em Ônus da Prova, minissérie de true crime recém-lançada pelo serviço de streaming HBO Max.
A partir de depoimentos, provas e até trechos de diários da desaparecida, a série tenta entender o que aconteceu com a jovem de 15 anos. Mas seu foco, além de buscar uma solução para o crime, parece muito mais a própria jornada de Stephen Pandos, que chegou a procurar ajuda legal para processar seus pais, Margie e Ron, e culpá-los pelo crime.
Sua motivação, sem o devido contexto, parece exagerada. Que tipo de pessoa tentaria culpar os pais em uma situação comovente como essa? Na verdade, houve uma certa negligência dos progenitores que levou o filho a suspeitar de seu pai, com a mãe dando uma suposta cobertura. Quando o casal percebeu a ausência da filha, encontraram uma carta mal escrita em sua cama que avisava que ela precisava “de um tempo longe de tudo aquilo” e pedia três dias antes que começassem a procurar por ela. Dito e feito. Margie e Ron esperaram o período para procurar a polícia, algo que pode ter custado a chance de encontrar a garota viva.
Parece ficção
Dentro desse contexto, Ônus da Prova vai se aprofundando cada vez mais nos detalhes da família. Jennifer era uma adolescente típica, repleta de facetas. Ron foi um pai rígido e bastante violento, o que traumatizou Stephen. Esses personagens da vida real vão ficando cada vez mais complexos por meio das clássicas dramatizações feitas para esse tipo de produto. Embora seja um formato pouco inovador, a qualidade das cenas é enorme e, por vezes, leva o espectador a esquecer que essa é uma série documental.
Ao longo dos quatro episódios, as investigações da polícia e do próprio Pandos se complementam, enquanto novas provas vão sendo encontradas e ajudam a trazer o caso para uma versão mais neutra e próxima do que deve ter acontecido de fato, ainda que sem uma conclusão definitiva. Em paralelo, o irmão vai se tocando de que talvez tenha sido muito duro com os pais, especialmente com sua mãe, que não conheceu nenhum de seus netos, um fato traumático para ela. Além de ser uma história de true crime, Ônus da Prova esmiúça o problema da falta de união familiar e como isso pode ser problemático no longo prazo.