A atriz Lupita Nyong’o é a grande estrela de “Um Lugar Silencioso: Dia Um”| Foto: Paramount Pictures/Divulgação
Ouça este conteúdo

Michael Sarnoski, diretor do filme Pig – A Vingança (2021), retorna às telas com Um Lugar Silencioso: Dia Um, a prequela de uma das sagas de terror mais aclamadas da última década. O sucesso de John Krasinski com Um Lugar Silencioso Um Lugar Silencioso 2 deixou as expectativas do público muito altas e, apesar da mudança de diretor, pode-se dizer que o novo filme as atende. Após passar pelos cinemas brasileiros, Um Lugar Silencioso: Dia Um agora pode ser alugado na maioria das plataformas de streaming. 

CARREGANDO :)

Nova York, a cidade do barulho. O nível médio diário de ruído ultrapassa os 90 decibéis, o que equivale a ouvir um grito constante. É assim que o filme começa, com um elogio ao silêncio. A trama engata quando uma menina diagnosticada com câncer (Lupita Nyong'o) retorna à megalópole no dia em que tudo começa. Alguns monstros abomináveis caem do céu em algum tipo de meteorito. Eles são letais. Seu único sentido é a audição e a única maneira de sobreviver é permanecer em completo silêncio. Quando todos tentam fugir, a menina com câncer fica. Seu objetivo? Comer pizza.

Publicidade

O filme oscila desde o início entre o terror dos sustos e aquele suspense prolongado que se fez sentir principalmente no primeiro filme da saga. Sarnoski se afasta das formas alternativas de seu filme anterior e se aproxima de uma abordagem de terror alienígena mais comercial, no mais puro estilo Cloverfield – Monstro (2008).  

A fotografia é talvez a melhor coisa do filme. Mostra uma Nova York completamente devastada e desabitada, apresentando planos que se transformam em pinturas comoventes que conseguem refletir a beleza do decadente, na linha de outros filmes como Eu Sou a Lenda (2007). Os monstros estão muito bem-feitos e os efeitos de produção conferem-lhes um realismo que os torna mais aterrorizantes. O filme teve um orçamento de cerca de 70 milhões de dólares, bem acima dos 17 milhões que custou a primeira entrega da franquia. 

Sarnoski é um diretor a ser descoberto. Por enquanto, já vimos como ele foi capaz de se adaptar com sucesso a diferentes estilos. Era mais fácil falhar do que corresponder às expectativas, especialmente após uma segunda parte bastante decepcionante da saga. O público precisava de ar fresco e Sarnoski oferta justamente isso, sem fazer muito alarde. 

© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.  

  • Um Lugar Silencioso: Dia Um
  • 2024
  • 99 minutos
  • Indicado para maiores de 14 anos
  • Disponível para aluguel no Prime Video, Claro TV+, Apple TV+ e Google Play
Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]