Há 50 anos, a vida de muitos brasileiros foi mudada para sempre. Isso porque, em 1974, o sacerdote Josemaría Escrivá de Balaguer visitava o país para trazer e recolher um pouco de sabedoria religiosa. O cinquentenário da vinda desta personalidade ímpar da Igreja Católica é o que motiva Um Santo Entre Nós, documentário disponível na plataforma Lumine.
O espanhol foi o fundador do Opus Dei, uma prelazia pessoal da Igreja Católica, ou seja, uma instituição composta por leigos e sacerdotes da igreja, criada em 1928 com a finalidade de difundir a vida cristã pelo mundo.
Conforme o próprio, sua missão era “lembrar aos cristãos as maravilhosas palavras que se leem no Gênesis: Deus criou o homem para trabalhar”. Não à toa, foi canonizado pelo papa João Paulo II em 1992 e, desde então, o dia 26 de junho marca sua festa litúrgica.
O documentário dá uma breve pincelada nestes detalhes da vida de São Josemaria Escrivá. Seu foco está principalmente no impacto que sua visita teve. Durante 17 dias, realizou tertúlias e conversou com padres locais, mas sem deixar o povo de lado. “O Brasil! A primeira coisa que eu vi foi uma mãe grande, bela, fecunda, terna, que abre os braços a todos, sem distinção de línguas, de raças, de nações, e a todos chama de filhos”, comenta o santo em um vídeo reproduzido no filme.
Para reconstituir o cenário da visita, o longa-metragem usa de imagens inéditas da época e do depoimento de figuras que estavam ligadas à rotina do sacerdote durante sua passagem. Um dos relatos mais marcantes é o de Milton Malta, piloto do helicóptero que transportava São Josemaria entre seus eventos no Brasil.
Graças ao seu contato próximo com o fundador do Opus Dei, Malta acabou se convertendo. “Ele realmente fazia milagres. É uma história muito bonita. Ele fazia o bem para todas as pessoas. Apesar de a mídia colocar tudo quanto é contrariedade quanto ao Opus Dei, nada disso é verdade. Na realidade, as obras do santo padre são concretas. Não são sonhos. São realmente concretas”, diz o piloto no filme.
A personalidade única do santo também é destacada em diferentes momentos, revelando uma pessoa bondosa, bem-humorada e capaz de se entregar totalmente a uma conversa com qualquer pessoa.
Segundo Matheus Bazzo, fundador da Lumine, São Josemaria Escrivá revisita uma espiritualidade antiga, mas ao mesmo tempo contemporânea. “E extremamente necessária para os dias atuais. Ele nos mostra que é possível ter uma vida plena com um trabalho comum.”
Um Santo Entre Nós pode não ser o melhor caminho para conhecer a obra e a vida do espanhol, mas é bastante inspirador e serve de porta de entrada para que mais pessoas tenham contato com seu trabalho. Além disso, o documentário revela o sentimento primordial que movia o sacerdote: a santidade é um caminho acessível a todos.