Ouça este conteúdo
Elizabeth Zott alcançou fama com um programa de culinária televisiva, como comprova o prólogo de Uma Questão de Química, destaque do Apple TV+. A série estrelada por Brie Larson brinca com a estética visual da época, alternando as cores vibrantes do final dos anos 50 e início dos anos 60 com a emissão branca e preta. Nesses breves três minutos iniciais, destacam-se a personalidade decidida de Elizabeth e o controle que ela exerce sobre o ambiente.
No início da série, Elizabeth é retraída, desconfiada de seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros, e tem de lidar com as barreiras que encontra como a única mulher na Hastings High School, uma escola elitista e dominada pelos homens. Apenas Calvin Evans, um jovem químico pouco ortodoxo, mas reconhecido como um gênio aspirante ao Prêmio Nobel, valoriza e reconhece as competências profissionais de Elizabeth.
A série Uma Questão de Química é baseada no romance Lições de Química, de Bonnie Garmus, cujos direitos foram adquiridos pelo Apple TV+ antes mesmo de seu lançamento, em 2022. A pressa para adaptá-lo pode explicar a sensação de que o roteiro está “malcozido”, não tanto pela estrutura episódica ou pelas coincidências mal elaboradas, mas pela lentidão na construção dos primeiros episódios.
Apesar disso, a série vai ganhando força à medida que avança. A protagonista vivida por Brie Larson cresce, desvendando camadas de uma personalidade complexa, e interessantes personagens coadjuvantes são adicionados. A trama, inicialmente plana e focada em temas feministas, ganha profundidade à medida que aborda questões como perda, maternidade, amizade e a influência da educação.
Além disso, Uma Questão de Química aventura-se em terrenos mais profundos, explorando traumas de infância que deixam consequências para toda a vida e oferecendo um espaço para o debate entre ciência e fé, encarnado por um pastor batista e um cientista renomado.
© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.