“O Sétimo Selo”, “O Poderoso Chefão”, “Cidadão Kane” e “Casablanca” estão na lista do básico para entender de cinema.| Foto: Montagem Divulgação/AB Svensk Filmindustri/Paramount Pictures/RKO Pictures/Warner Bros.
Ouça este conteúdo

Em março, a revista espanhola Aceprensa realizou um curso sobre a arte do cinema. Uma de suas principais conclusões foi que, para cultivar o paladar cinéfilo, é conveniente que o interessado no tema tenha uma bagagem com bons filmes, além de ter visto alguns clássicos.  

CARREGANDO :)

Considerando isso, compilamos uma lista com 20 títulos indispensáveis. São produções classificadas como romances, comédias, suspenses e muito mais, abordando a história da sétima arte entre 1927 e 1988.

Aurora (1927) 

O primeiro triângulo amoroso da história do cinema. E nenhuma palavra é utilizada. Este é o primeiro filme americano do diretor alemão F.W. Murnau e ninguém hesita em incluí-lo entre clássicos. É o mais árduo da lista dos clássicos e, tanto por isso, como pela data de lançamento, é o primeiro dela.

Publicidade

Onde assistir: YouTube

Aconteceu Naquela Noite (1934)  

Dirigido por Frank Capra, e estrelado por Clark Gable e Claudette Colbert, é uma das grandes comédias românticas clássicas. Não só o filme entrou para a história, mas também a famosa lenda sobre a queda nas vendas de undershirts masculinas. Contextualizando: em uma das cenas, ao tirar a roupa, Gable mostra que não está usando uma camiseta por baixo, o que era tradicional no vestuário masculino na época. A popularidade do ator somada à mensagem da cena teria causado a diminuição drástica das vendas do item. 

Onde assistir: disponível pelo pacote Sony One, no Prime Video

Levada da Breca (1938)  

Outra comédia romântica lendária, desta vez estrelada por Katharine Hepburn e Cary Grant e dirigida por Howard Hawks. 

Onde assistir: YouTube

Publicidade

No Tempo das Diligências (1939) 

Se você só conseguir ver um faroeste em sua vida, este provavelmente deveria ser a escolha. Dirigido por John Ford e estrelado por John Wayne.  

Onde assistir: Looke

O Grande Ditador (1940)  

Este filme clássico de Charles Chaplin continua, surpreendentemente, atual: é todo um tratado político. 

Onde assistir: Telecine

Cidadão Kane (1941)  

Uma produção recebida de forma morna e que cresceu até ser considerada, durante décadas, o melhor filme da história. Esta cinebiografia foi o filme de estreia do diretor e ator Orson Welles. 

Publicidade

Onde assistir: Max (antigo HBO Max)

Suspeita (1941)  

Alfred Hitchcock mostrou neste filme que é possível se destacar fazendo suspense do começo ao fim. Um filme que é puro clímax.  

Onde assistir: Prime Video

Casablanca (1942) 

Este não precisa de comentários... 

Onde assistir: Max (antigo HBO Max)

Publicidade

Desencanto (1945)  

David Lean mostra que uma boa história, dois personagens bem construídos e alguns cenários são suficientes para filmar uma obra-prima. 

Onde assistir: YouTube

À Beira do Abismo (1946)  

Film noir (termo usado para descrever aquelas produções policiais sombrias) baseado em um romance de Raymond Chandler, dirigido por Howard Hawks e com atuações fantásticas de Lauren Bacall e Humphrey Bogart: o que pode dar errado? 

Onde assistir: Indisponível no streaming

Publicidade

Crepúsculo dos Deuses(1950)  

Muitos filmes já foram feitos sobre a indústria cinematográfica, mas o melhor, quase sem dúvida, é esta obra-prima de Billy Wilder. Gloria Swanson interpreta uma estrela do cinema mudo no crepúsculo de sua carreira. Um filme sombrio, sarcástico e, no fundo, também divertido. 

Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV

A Princesa e o Plebeu (1953)  

Neste filme, Gregory Peck e Audrey Hepburn exalam carisma e química, indo ao encontro das críticas dos mais velhos, que afirmam: “as comédias românticas não são mais como antigamente” (embora algumas ainda sejam). 

Onde assistir: Telecine

O Sétimo Selo (1957)  

Um jogo de xadrez com a morte. Na minha opinião, o melhor filme do diretor e escritor Ingmar Bergman, um mestre com uma filmografia bastante complexa. 

Publicidade

Onde assistir: Lumine

Testemunha de Acusação (1957)  

Um crime, uma herança, o talento – novamente - de Billy Wilder e o magnetismo de Marlene Dietrich e Tyrone Power. Um thriller jurídico que funciona como um relógio e inspirou muitos títulos subsequentes do mesmo gênero. 

Onde assistir: Prime Video

Um Corpo que Cai (1958)  

Embora eu pessoalmente prefira Janela Indiscreta, este é provavelmente o filme de Hitchcock que mais influenciou o cinema na sequência.  

Onde assistir: Telecine

Publicidade

Os Guarda-Chuvas do Amor (1964) 

Na hora de escolher um musical clássico, as listas costumam optar pelo outro guarda-chuva, o de Cantando na Chuva, mas esse filme de Jacques Demy é uma joia e já foi referência para dois títulos muito importantes da atualidade: La La Land: Cantando Estações e Barbie. 

Onde assistir: Telecine

2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968) 

Nem o filme, nem o cineasta Stanley Kubrick são santos da minha devoção, mas não dá para fazer uma lista de clássicos e não incluir esse título. Essencial para falar sobre cinema cult e ficção científica (e para entender o prólogo de Barbie).  

Onde assistir: Max (antigo HBO Max)

O Poderoso Chefão (1972) 

Não há necessidade de explicar o motivo de o filme de Francis Ford Coppola estar aqui. A trilogia é brilhante e, de certa forma, obrigatória. Como são muitos extensos, talvez você tenha que escolher. Comece pelo primeiro. 

Publicidade

Onde assistir: Netflix, Star+, Paramount+ e Prime Video

Os Caçadores da Arca Perdida (1981)  

Este título talvez seja o mais discutível da lista, mas acho que se aprende muito sobre cinema assistindo Spielberg, vendo filmes de aventura e assistindo ao “nascimento” de Indiana Jones; e a lista é minha… 

Onde assistir: Disney+

Cinema Paradiso (1988)  

E terminamos como começamos a lista de clássicos, com uma homenagem ao cinema. Desta vez em tom melancólico e italiano. Um belo retrato de uma arte que pode tocar todos os corações. 

Onde assistir: Disponível para aluguel no YouTube, Google Play Filmes, Prime Video e Apple TV

Publicidade

© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]