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Ilustração: IPPUC| Foto: /

Construídos em 1981, os terminais do Hauer e do Campina do Siqueira, de Curitiba, serão demolidos e darão lugar a estruturas maiores, com mais linhas e equipamentos. As obras devem começar no primeiro semestre de 2019, segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc). O projeto teve o orçamento total de R$ 38,7 milhões garantido pela Caixa Econômica Federal na terça-feira (7) e o prefeito Rafael Greca já assinou as Sínteses dos Projetos Aprovados (SPAs).

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De acordo com a prefeitura, o Terminal do Hauer passará por uma ampliação de 12.998,00 m² para 15.843,19 m² de área total, atendendo 23 linhas de ônibus --10 a mais do que comporta hoje. Ainda serão criados três níveis: térreo, subsolo e intermediário, o qual terá a implementação de uma nova plataforma. Todos serão interligados por escadas rolantes, escadas fixas e elevadores. Já o Terminal do Campina do Siqueira vai passar de 10.977,00 m² para 14.121,62 m² e terá 19 linhas. Hoje, atende 49 mil passageiros por dia, distribuídos em 11 linhas.

lustração: IPPUC

Apesar do processo de reconstrução afetar a circulação dos ônibus, o projeto ainda não foi apresentado para a Urbs. Segundo o Ippuc, o planejamento para o desvios das linhas e a possível inatividade dos terminais só será definida após o processo licitatório, assim como o início das obras.

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Novos serviços

Ao final das obras, os dois terminais vão passar a contar com vestiários, sanitários, guarda-volumes, bicicletários de 108 vagas e serviços para reparos em bikes. Além disso, haverá monitoramento por câmeras de segurança interligadas ao Centro de Controle e Operação (CCO).

O projeto estava sendo analisado desde setembro do ano passado, sendo que a PAC da Mobilidade que vai financiar os R$ 20,4 milhões necessários para o Terminal Hauer e os outros R$ 18,3 milhões para o Terminal do Campina do Siqueira. Com a assinatura, o projeto entra agora na etapa dos processos licitatórios, que geralmente duram de dois a três meses. Caso o trâmite legal corra normalmente, a previsão para reconstrução é na primeira metade de 2019.

lustração: IPPUC

Reformas em outros terminais

Além do Hauer e do Campina do Siqueira, a prefeitura tem a intenção de reformar mais três terminais e construir do zero outros quatro. O terminal que está em fase mais avançada é o Terminal do Tatuquara. Promessa da administração municipal em 2014, quando Gustavo Fruet ainda era o prefeiro, o terminal está agora em fase final de licitação depois de ter dois adiamentos para início das obras.

Já o Terminal Vila Oficinas, que tem obras avaliadas em R$ 1,5 milhão, também está mais avançada do que o restante. O projeto será licitado pela segunda vez, já que não houve sucesso na primeira tentativa. Por fim, a reforma do Terminal do Capão da Imbuia está aguardando liberação em Brasília. Ainda existem planos para as construções do Terminal Viaduto do Tarumã, Estação Viaduto/Marechal Floriano e novo Terminal do Capão da Imbuía.

Parque Atuba

Outra obra aprovada pela prefeitura foi a revitalização do Parque Atuba, medida compensatória do município à implantação do Lote 4.1 da Linha Verde. Estão previstos uma nova arborização, acessos com portal, uma alameda principal com praça, paisagismo e acessibilidade. Além disso, serão estruturados um novo estacionamento, um centro esportivo com mais equipamentos, cancha esportiva de concreto (que podem servir para skate e patins), alameda, reforma da pista de caminhada, parquinho, kits de ginástica e pisos diferenciados. O investimento total será de R$ 1.573.994,80.

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