A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou, nesta segunda-feira (30), que 37 ônibus interestaduais fretados estão vindo para Curitiba para o ato único do Dia do Trabalho, que acontece na terça-feira (1.º) . Os veículos são ocupados por apoiadores do ex-presidente Lula, e vêm de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Conforme a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o protesto deve reunir mais de 30 mil pessoas.
LEIA MAIS: Festa do 1º de Maio bloqueia ruas do Centro de Curitiba nesta terça; confira os pontos
Conforme informações da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a caravana deve se encontrar nos arredores da sede da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida. A previsão é de que todos os manifestantes participem das atividades habituais em frente à PF – como o “bom dia, Lula” , a partir das 9h, e logo em seguida partir em passeata em direção à praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, que terá programação a partir das 13h.
VEJA TAMBÉM: Volta do feriado e caravanas pró-Lula complicam trânsito nas estradas do PR
O grupo irá caminhar por um trecho de cerca de oito quilômetros até chegar à praça, onde haverá falas dos presidentes de centrais sindicais, como CUT, CTB, CSB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT. O ato também contará com shows de artistas como Ana Canãs, Beth Carvalho, Maria Gadú e Flávio Renegado. A deputada estadual e pré-candidata à presidência Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), o líder esquerdista e pré-candidato à presidência pelo Psol, Guilherme Boulos, e a ex-presidente Dilma Rousseff também estão entre as presenças esperadas no manifesto.
ABRE E FECHA: Nada de supermercado nesta terça: veja o que mais não abre no 1º. de maio em Curitiba
Segurança
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), durante a semana passada, autoridades do Paraná se reuniram com representantes de entidades sindicais para tratar da segurança das manifestações. Conforme a Sesp, a partir disso um esquema especial de segurança foi planejado para a terça-feira, mas detalhes não foram divulgados.
Conforme a Polícia Militar (PM), um reforço policial chegará na região do acampamento pró-Lula, no bairro Santa Cândida, a partir das 7h, para atuar de maneira preventiva. Depois, a PM irá acompanhar os manifestantes até o Centro, com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) auxiliando e orientando os motoristas no trajeto. Além disso, a PM informa que o direito à manifestação será respeitado, mas o interdito proibitório nos arredores da PF será mantido.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião