Depois de um longo ano de estudos, os últimos dias antes da prova da Universidade Federal do Paraná (UFPR) servem também para que os estudantes se preparem para cuidar da logística envolvendo o processo seletivo. A primeira fase será neste domingo (29). Conferir documentos, checar o ensalamento e se programar para chegar na hora são questões tão fundamentais quanto dominar o conteúdo e que muitas vezes são deixados de lado pelos candidatos.
Assim, para ajudá-lo a se organizar, a Gazeta do Povo preparou algumas dicas para que você não tenha com o que se preocupar no dia da prova.
Confira o ensalamento
A primeira recomendação é que você cheque bem o ensalamento, divulgado pela universidade em seu site oficial na última quarta-feira (25). O documento diz exatamente o local onde a prova será aplicada, assim como a sala em que você fará a prova. Saiba mais sobre o ensalamento da UFPR.
O importante é conferir todas essas informações para evitar surpresas de última hora. Não é difícil confundir diferentes câmpus de uma mesma faculdade, por exemplo, e isso pode ser crucial entre chegar a tempo e perder o horário — principalmente se estivermos falando de pontos bem distintos da cidade.
Analise as rotas
Sabendo onde vai ser a sua prova, é preciso saber como chegar lá. Reserve alguns minutos para estudar a melhor maneira para chegar até lá. Se puder, faça alguns testes para escolher o melhor trajeto.
A grande maioria das instituições fica em pontos bem acessíveis, mas a movimentação por causa do próprio vestibular pode complicar o trânsito nas proximidades. Por isso, calcular o tempo com uma boa margem de erro é sempre recomendável.
De olho no horário do ônibus
Quem for utilizar o transporte público para ir ao local da prova precisa ficar muito atento com os horários. Como a primeira fase da UFPR é realizada em um domingo, o número de ônibus na cidade é menor e o tempo de espera tende a ser maior. Assim, a recomendação é sair de casa com bastante antecedência para evitar contratempos. A prova se inicia às 14h, mas os portões são fechados às 13h30. Confira os horários e programe-se.
Em compensação, a Urbs irá disponibilizar ônibus extras nas linhas que passam próximo aos locais de prova, o que pode ser uma ajuda enorme aos candidatos. Mesmo assim, o ideal é se planejar para chegar com antecedência para não perder o horário — ou você corre o risco de não fazer a prova e ainda virar meme na internet.
O que levar?
O candidato precisa estar bem atento ao que pode ou não levar para dentro da sala de prova. Como de costume, a caneta deve ser da cor preta e de estrutura transparente. Além disso, ele também poderá levar consigo um lápis, apontador e borracha, conforme consta no edital do vestibular. Atenção: não será permitido emprestar nenhum material de outro candidato, ou seja, leve itens de reserva.
Além disso, é muito importante estar com os documentos corretos. Além do comprovante de ensalamento, o estudante deve apresentar um documento oficial de identidade com foto recente ou fotocópia autenticada. Os documentos aceitos são o RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, identidade profissional ou militar.
Itens proibidos
Não é apenas o celular que é proibido na sala de prova. Aparelhos eletrônicos em geral não são permitidos, assim como relógios e fones de ouvido. Os candidatos também não poderão usar bonés, gorros, chapéus e outros acessórios que cubram as orelhas para evitar o uso de pontos e outros meios de comunicação externa.
Se você costuma ficar com sede, pode levar uma garrafa de água. No entanto, ela precisa ser transparente e não deve conter rótulos.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião