O aplicativo de transporte 99 colocou em operação na última quinta-feira (7) um rastreador de comentários capaz de reconhecer possíveis situações de assédio na plataforma. O programa usa um sistema de algoritmos que mapeia as avaliações deixadas pelas usuárias e usuários ao final das corridas e, desta forma, consegue identificar casos suspeitos. A promessa é de que a funcionalidade - já válida em Curitiba - aumente a segurança das viagens.
A tecnologia empregada no rastreador permite ao sistema identificar conjuntos de palavras e expressões que, dentro de certos contextos, possam estar relacionados a crimes de assédio. O alerta chega de forma automática. Em uma segunda etapa,uma equipe especializada faz nova checagem para avaliar os detalhes e, se for necessário, tomar providências, que podem ser desde uma notificação até o boqueio do motorista e suporte nas investigações policiais.
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“A grande diferença do rastreador é a agilidade. Ele consegue identificar de forma muito mais rápida contextos que possam estar relacionados a problemas de assédio. Identifica quais as corridas, quais os passageiros, e depois cai para o filtro humano”, explica Stella Brant, diretora de marketing da 99.
Atendimento humanizado
O mapeamento de expressões relacionadas a casos de assédio foi desenvolvido em parceria com a consultoria Think Eva, um braço da organização Think Olga, que desenvolve estratégias, projetos e atividades educativas para empresas interessadas em trabalhar igualdade de gênero com profundidade.
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A pareceria também resultou no desenvolvimento de um protocolo de atendimento humanizado a eventuais vítimas de assédio, que inclui suporte, resolução e acompanhamento. Nesses casos, a atuação cabe a uma equipe de segurança capacitada a partir de princípios relacionados à segurança feminina, que garantem mais conhecimento de causa às situações.
“Essa é uma segunda parte, que é uma tratativa de como lidar com a situação para que não fique só no nosso conhecimento. É um protocolo humanizado, que vai desde problemas mais leves até coisas mais complexas”, acrescenta a diretora.
Denúncias
Além do próprio app, que já tem versão atualizada para o funcionamento do rastreador, denúncias também podem ser feitas pelo canal exclusivo para incidentes de segurança no telefone 0800-888-8999. Pelo canal, a empresa pode indicar centros de acolhimento em diversas cidades, que provêm assistência jurídica e psicológica. Em caso de assédio a uma mulher, o atendimento é exclusivamente feminino.