A partir desta segunda-feira (11), os motoristas curitibanos que utilizarem vagas do estacionamento regulamentado, o EstaR, terão que pagar pela permanência do veículo apenas de forma eletrônica. Isso porque os bloquinhos de papel não serão mais aceitos pela Urbanização de Curitiba (Urbs) e darão lugar aos créditos via aplicativos, que já estão em funcionamento desde fevereiro. A Tribuna do Paraná listou os sete aplicativos disponíveis para o EstaR eletrônico e colocou os links para que os leitores baixem o app que preferirem (veja abaixo). Os motoristas têm até o dia 10 de junho para trocar os antigos cartões em papel por créditos do EstaR eletrônico na sede da Urbs na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania.
Para comprar créditos, é preciso se cadastrar no aplicativo escolhido, colocar o número da placa do veículo, a localização em que o carro está estacionado e o tempo de permanência para, então, fazer o pagamento. O limite de permanência é de duas horas, porém em regiões da chamada “área calma”, o limite é menor, de apenas uma hora.
Para quem não tem celular disponível, será possível adquirir créditos em um dos 160 pontos comerciais pela cidade, nos arredores das vagas. Mais locais devem oferecer o crédito assim que o comércio voltar a funcionar normalmente com o fim do isolamento social. Nas ruas onde não há pontos comerciais, está prevista a instalação de totens para a venda de créditos. Curitiba conta com 12.088 vagas tarifadas de estacionamento. Com o Estar Digital, motoristas serão multados na hora se estacionarem irregularmente.
Veja quais são os diferentes apps que estão ativos para os usuários. Para baixar, basta clicar:
- Meu EstaR (Android e iOS)
- Faz Digital Curitiba (Android e iOS)
- El Parking (Android e iOS)
- Zul EstaR Digital (Android e iOS)
- EstaR Digital Zazul (Android e iOS)
- Transitabile (Android e iOS)
- Estacionamento Digital (Android e iOS)
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião