Dois incidentes com abelhas acabaram com cinco pessoas no hospital na tarde desta quarta-feira (2) em Curitiba. O mais grave aconteceu na estação-tubo Itajubá, no bairro Portão, onde os insetos atacaram os passageiros do transporte coletivo que estavam no local e cinco pessoas foram enviadas ao Hospital do Trabalhador. No outro, as abelhas estavam instaladas no terreno de uma casa, no Sítio Cercado, e chegaram a atacar quatro moradores. Eles, porém, não foram feridos com gravidade.
Segundo explicou o tenente Filipak, do Corpo de Bombeiros, os locais foram isolados após os ataques, que não são tão comuns. “As abelhas estavam bastante dispersas. Nós isolamos o local e as vítimas foram atendidas pelo Siate”, comentou, sobre a situação na estação-tubo.
A diferença para a situação no Sítio Cercado é que, neste caso, os insetos já estavam instalados na casa, com a colmeia estabelecida. De acordo com Filipak, as abelhas foram retiradas da casa pelos bombeiros. “Fizemos o combate, o isolamento, e com o tempo elas acabaram dispersando porque a gente acabou com o local delas”, explicou.
Cuidados
Como a abelha é um inseto comum no dia a dia da cidade, são muitos os casos em que elas se estabelecem em residências, em árvores em frente a prédios ou em mobiliários urbanos. Segundo o tenente, a recomendação mais importante que pode ser dada pelo Corpo de Bombeiros é que as pessoas mantenham a distância dos animais. “A dica principal é nunca se aproximar”, comentou.
Em alguns casos, as pessoas acabam tentando retirar as abelhas de sua casa, atitude que também não é recomendável, segundo Filipak. “A orientação do Corpo de Bombeiros é para, caso perceba que elas estão agitadas, atacando, acionar a corporação pra analisar a situação que, se precisar, a gente faz a remoção. Nunca tentar tirar e não se aproximar”, completa.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião