Em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, academias de arte marcial de Curitiba estão oferecendo cursos gratuitos de defesa pessoal para mulheres, tendo como fundamento o Krav Magá. Nas aulas serão ensinadas técnicas de defesa simulando situações de risco, como ameaças com armas cortantes, tentativas de agressão no chão e outras condições de perigo enfrentadas no dia a dia. Os temas foram escolhidos com base nos dados da Polícia Civil que retratam as ações de violência mais comuns contra as mulheres.
Leia também: Insegura e suja, Praça Tiradentes perde força como ponto turístico
Para participar, as mulheres interessadas devem procurar as academias e realizar a sua inscrição de forma gratuita. O cadastro para a aula pode ser feito de forma antecipada - para garantir a vaga - ou na hora, caso ainda restem lugares na turma. A idade mínima para se inscrever é 14 anos, por causa da relação das aulas com o tema da violência contra a mulher.
A iniciativa, que já vem ocorrendo há alguns anos, é da Federação Sul-Americana de Krav Magá e as academias filiadas vão a mesma programação no Brasil, Argentina e México. No entanto, em 2018 a dinâmica da ação será diferente. “Em anos anteriores, realizávamos um evento no sábado da Semana da Mulher. Agora, as aulas vão acontecer durante todo o mês de março”, explica o professor Gerson Madlener de Almeida, faixa-preta em Krav Magá e dono do Centro de Krav Maga do Paraná. “O objetivo da ação é mostrar que a defesa pessoal é eficiente e que as mulheres podem se defender de qualquer agressor, mesmo que eles sejam maiores ou mais fortes. Com mais tempo para fazer isso é muito melhor”, diz.
Para o também faixa-preta em Krav Magá, professor Rodrigo Silva, que fará ação semelhante à da Federação na academia Território Top Team, porém de forma independente, oferecer aulas gratuitas de defesa pessoal é uma forma de combater o preconceito e mostrar que a mulher tem condições de viver de forma mais segura. “Com as aulas, ela vai perceber que pode mudar seu estilo de vida. Além disso, as situações de perigo estão por aí. Nunca se sabe quando a defesa pessoal será necessária”, afirma o professor.
A orientação de Silva é de que a mulher faça a aula com roupas leves e confortáveis. Não pode ser regata, shorts ou jeans, pois atrapalham o desenvolvimento da atividade.
Como funciona
As academias vão oferecer aulas durante todas as semanas do mês de março. Nas que são filiadas à Federação de Krav Magá, as atividades acontecem nas segundas e quartas, terças e quintas e aos sábados. O horário de cada academia precisa ser consultado.
A academia Território Top Team, que não tem a ação vinculada à Federação, realizará as aulas todas as sextas-feiras, em dois horários, das 18h às 19h e das 20h às 21h. A cada semana a academia vai abordar um tema diferente.
Curitiba
- Centro
Centro de Krav Maga do Paraná CKMPR
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 574
Professores: Gerson Madlener De Almeida, Fernanda Madlener, Elinton Lenes
Contato: (41) 3039-3767
- Portão
Academia Platinum Fitness
Endereço: Avenida República Argentina, 4051
Professor: Danilo Valenga
Contato: (41) 3569-3030
- Bacacheri
Local: CWB Defense - Centro de Krav maga
Endereço: Rua Marcelino Nogueira, 05
Professores: Emerson Skora, Roberto Pratto
Contato: (41) 3015-1844
- Ação independente (academia não filiada)
Centro
Academia Território Top Team
Endereço: Rua do Rosário, 76
Contato: (41) 3223-4795 / 99639-5748
- Academia Wellness
Endereço: Avenida Maringá, 169
Professor: Denis Meier
Contato: (41) 4102-6861 / 98713-2008 (WhatsApp)
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre, diz IBGE
Presidente sul-coreano declara lei marcial contra ameaça comunista; Parlamento vota pela revogação da medida
Deixe sua opinião