Agentes penitenciários frustraram uma fuga de presos da Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I), na região metropolitana de Curitiba. No fim da tarde deste sábado (14), eles descobriram um túnel que ia de uma das celas até o gramado interno da unidade.
Por volta das 17 horas, uma equipe do Grupo de Segurança Interna (GSI), pertencente ao Departamento Penitenciário (Depen), fazia a ronda em uma área externa, porém dentro dos muros da unidade, quando notou uma deformação no gramado. Ao avaliar o local perceberam que a grama estava “cortada”. A surpresa veio ao puxar a parte solta da grama. Havia um túnel simetricamente escavado.
O caminho dava no cubículo 105 da primeira galeria. Com apoio do Setor de Operações Especiais (SOE), os agentes retiraram todos os presos da primeira galeria para fazer a revista estrutural. Toda a terra retirada do buraco estava acondicionada em blusas de uniformes dos presos e em lençóis.
Depois da revista, os presos do cubículo 105 foram isolados e os demais foram recolocados em suas celas. Não se sabe ao certo quando e como eles pretendiam fugir, visto que ainda teriam os muros da unidade para escapar depois que acessassem o gramado.
O Depen ainda não sabe explicar quando o túnel começou a ser feito. Enquanto isto é investigado, o SOE deverá permanecer em tempo integral na PEP I, para garantir a segurança. O GSI também deverá reforçar as rondas no entorno da unidade.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar