Como nos últimos dias, chuva pode chegar acompanha de raios| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A sexta-feira (27) será de chuva intensa em Curitiba. Após uma quinta-feira (26) de tempo nublado e com pouca precipitação, o último dia útil da semana vai trazer bastante aguaceiro para o estado. A previsão do Simepar é de que o sol até apareça na capital, entre nuvens, principalmente no período da manhã, mas à tarde a instabilidade deve aumentar e provocar chuvas mais fortes, acompanhadas de raios. E no fim de semana a promessa também é de muita chuva para o Paraná.

CARREGANDO :)

Leia também: 500 anos da Reforma Protestante vai reunir 25 mil no Barigui

Não estão descartadas as chances de tempestades na cidade, como as vistas na última semana, e a previsão é de ventos de até 35km/h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), está mantido o alerta laranja de tempestade, desta vez para todo o estado, o que significa que podem cair chuvas volumosas – de até 60 milímetros por hora – além de rajadas de vento que chegam a 80 km/h.

Publicidade

Com isso, a temperatura cai um pouco na RMC em relação aos últimos dias. A mínima, segundo o instituto, fica em torno dos 14ºC nesta sexta, e a máxima não deve passar dos 24ºC.

Os raios serão uma constante nos próximos dias em todo o estado. Com o resfriamento da atmosfera, causada pelo sistema de baixa pressão que está sobre o oeste do Paraná, a cristalização da água nas nuvens se intensifica, o que causa um maior número de descargas elétricas durante as tempestades.

Raios: veja como se prevenir

Nesta quinta-feira, foram mais de mil registrados no período da manhã na região de Guaíra, no Noroeste. Esse sistema de instabilidade se desloca em direção ao Oceano Atlântico, o que faz com que praticamente todas as outras áreas do estado experimentem o mesmo fenômeno.

O Simepar indica que o maior volume de chuva - e chances de raios - desta sexta deve ficar nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do Paraná. Isso porque novas áreas de instabilidade que tomam conta do estado ganham reforço e avançam a partir do Paraguai e Mato Grosso do Sul. O deslocamento da área de baixa pressão, que segue sentido nordeste, também gera bastante instabilidade no Norte do estado. A região, que vem recebendo pouco volume de água, pode ver chuvas de até 40 milímetros por hora. A área fronteiriça com o estado paulista também registrará as rajadas de ventos mais fortes, com previsão de atingirem a casa dos 100 km/h.

Publicidade

Fim de semana chuvoso

O fim de semana vai ser novamente de muita atenção no Paraná para a ocorrência de temporais e grandes volumes de chuva acumulados, alerta o Climatempo. Segundo a empresa de meteorologia, áreas de instabilidade ainda vão se formar no início da semana que vem e os volumes estimados são superiores a 100 mm no período de cinco dias.

A chuva em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul não deve ser tão intensa durante o fim de semana, com volumes menores estimados.

Como se prevenir de raios

-Durante as tempestades fique em casa

-Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas

-Se você estiver viajando permaneça dentro do automóvel, os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios

Publicidade

-Busque refúgio no interior de edifícios

-Não permaneça dentro da água durante as tempestades

-Durante uma tempestade, não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos

-Use o telefone somente em uma emergência, os raios podem alcançar a linha telefônica aérea

-Com mau tempo, evite árvores altas, picos desprotegidos, campos abertos e ou mesmo praias e piscinas

Publicidade

Fonte: Defesa Civil.