• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A semana começa com alerta laranja para Curitiba e demais regiões do Paraná, o que significa muita chuva, ventos fortes e risco alto de quedas de árvore e alagamentos — situação semelhante a que deixou a capital em meio ao caos na semana passada. O aviso, emitido durante a madrugada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segue válido até o fim desta segunda-feira (25).

-Leia também: Por que a Rua Desembargador Westphalen sofre tanto os efeitos da chuva

Segundo o Simepar, as chances de temporal ao longo do dia aumentam por causa de uma frente fria que se desloca pela região Sul do país. Isso altera a estabilidade atmosférica — que foi o que deixou o tempo firme durante o fim de semana em Curitiba — e facilita a ocorrência de chuvas fortes e raios. O alerta do Inmet indica ainda a possibilidade de ventos a partir de 60 km/h.

Chuva sem trégua

O novo alerta de temporal vem na sequência de uma semana intensa de chuva na capital, que teve o ápice na última quinta-feira (21), quando as medições atestaram que nunca havia chovido tanto em tão pouco tempo na cidade. Naquele dia, somente entre 16h e 17h, a concentração de chuva foi de 69,6 mm, o maior volume para apenas 1 hora em todo o histórico. O resultado foi o caos. Enquanto a tempestade se alastrava, a cidade sucumbia à confusão. Foram dezenas de ruas alagadas e bloqueadas, queda de árvores, enchentes em residências, aulas suspensas em universidades.

O acumulado até quinta-feira passada ajudou ainda a tornar o fevereiro de 2019 na lista dos cinco fevereiros mais chuvosos em Curitiba pelo menos desde 1961.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]