Alunos da rede municipal de ensino começam neste sábado (16) a reporem as aulas suspensas pelos professores durante greve da categoria, em março, abril e junho deste ano. Ao todo, foram 16 de dias de paralisação. O conteúdo que não foi aplicado - obrigatório para o fechamento do calendário escolar de 2017 - será reposto até o mês de dezembro, de acordo com o esquema elaborado por cada escola.
Confira as datas das aulas de reposição
Leia também: Operação no PR mira em grupo que “zerava” poupanças de clientes da Caixa Econômica
Como a adesão dos professores não foi igual em cada unidade de ensino, o número de dias de reposição de cada escola é variável.
Além do próximo sábado, setembro terá mais dois fins de semana para reposição, nos dias 23 e 30, conforme agenda de cada uma das escolas. Já nos meses seguintes, as aulas acontecerão em todos os sábados — incluindo aqueles próximos aos feriados de Dia das Crianças e Finados. Além disso, em dezembro, os alunos também terão aula em datas próximas ao Natal, nos dias 23, 26 e 27.
De acordo com a prefeitura, as crianças que utilizam o transporte escolar contarão com o serviço normalmente. A merenda também não sofrerá alterações.
Os detalhes da instrução normativa que estabelece as regras para a reposição em cada unidade, publicada nesta quinta-feira (14), foram discutidos em reuniões com representantes do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc).
Alguns professores poderão fazer a reposição em escola diferente daquela na qual trabalham regularmente, conforme organização de cada núcleo regional de ensino.
Os diretores e vice-diretores serão os responsáveis pelo cumprimento do calendário e terão o acompanhamento dos técnicos do núcleo regional a que a escola está vinculada.
Datas das aulas de reposição
Setembro: dias 16, 23 e 30
Outubro: dias 7, 14, 21 e 28
Novembro: dias 4, 11, 18 e 25
Dezembro: dias 2, 9, 16, 22, 23, 26 e 27
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp