• Carregando...
A liberação da ambulância guinchada pela PM  está prevista para esta quarta-feira (12).
A liberação da ambulância guinchada pela PM está prevista para esta quarta-feira (12).| Foto: Prefeitura de Fazenda Rio Grande

A Polícia Militar (PM) apreendeu uma ambulância do município de Fazenda Rio Grande, na região de Curitiba, por estar com o pagamento atrasado de impostos (licenciamento e seguro obrigatório) e multas. O valor devido soma cerca de R$ 340.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

O recolhimento do veículo é mais um capítulo da crise no sistema de saúde em Fazenda Rio Grande, onde pacientes chegam a aguardar 10 horas por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o que custou o cargo do secretário municipal de Saúde na última terça (11), José Roberto Zanchi, exonerado da pasta pelo prefeito Marco Wozniack. Zanchi segue, entretanto, como secretário de Assistência Social e chefe do gabinete do prefeito.

O veículo foi apreendido pela PM após se envolver em um acidente na cidade. “Já estávamos em processo de pagamento, mas nesse meio tempo houve o acidente e eles recolheram o veículo”, informa a responsável pelo setor de logística de transporte da Secretaria de Saúde de Fazenda Rio Grande, Carla Pereira.

A ambulância foi concedido pelo estado do Paraná para a prefeitura de Fazenda Rio Grande em março de 2018. Nesse processo, o município utiliza a ambulância até pedir a doação permanente do veículo. “Durante esse tempo, arcamos com todo o custo da ambulância, mas para fazer o pedido de doação é preciso esperar quase um ano”, afirma Carla.

Até o começo da tarde desta quarta-feira (12), o ofício que liberava a ambulância para o município foi repassado pelo governo do estado e a previsão é de que o veículo seja retirado do pátio da PM ainda nesta quarta. “O débito será quitado pela prefeitura de Fazenda Rio Grande e o carro sairá do Detran no nome do município”, afirma a responsável pelo setor de logística.

A prefeitura admite que a ausência da ambulância está fazendo falta no atendimento ao público. Afirma, entretanto, que as outras ambulâncias do município conseguem atender a demanda. "Claro que a ambulância recolhida é importante e temos urgência em recuperá-la”, confirma a responsável pelo setor de logística.

O motivo da dívida, segundo a secretária da Saúde de Fazenda Rio Grande, Irani Santos, foi uma falha administrativa. “A falha foi identificada e o responsável por ela passará por um processo administrativo que avalia se haverá advertência ou remanejamento”, explica.

Caos na saúde

O caos no sistema público de saúde de Fazenda Rio Grande custou o cargo do ex-secretário da Saúde José Roberto Zanchi. A exoneração foi informada por diário oficial nesta quarta-feira (12) e quem assume o cargo é a secretária Irani Aparecida Santos, que estará no comando da Secretaria de Saúde e do Trabalho de Fazenda Rio Grande.

A explicação para a demora para atendimento na UPA é a saída de 7 médicos que atuavam no local. Hoje, o local funciona com 16 médicos. “Não há um motivo específico para a saída desses profissionais. E como eles saíram por conta, o processo para substituição demora, em média, 40 dias”, explica a secretária.

Como os médicos que atuam no sistema passam por concurso público, a contratação exige etapas burocráticas que demoram quase dois meses.

Em medida emergencial, os funcionários estão remanejando os pacientes para outros postos de atendimento médico, fora do município, e uma equipe especial para atendimento específico na ala pediátrica.

O município de Fazenda Rio Grande possui apenas uma Unidade de Pronto Atendimento, que fica na rua Rio Tejo, 515, no bairro Pioneiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]