A presença mais marcante do sol fez com que Curitiba e o Litoral do Paraná atingissem temperaturas recordes de 2018 até agora quarta-feira (24) - a marca pode ser superada ainda neste verão. Segundo o Simepar, os termômetros de Antonina, no litoral, marcaram quase 39°C na tarde de quarta. O valor marcado no termômetro já assusta, mas a sensação térmica é ainda maior: 56,6ºC .
A marca equivale a marcas registradas nos lugares mais quentes do mundo, como o deserto Vale da Morte, no estado americano da Califórnia, onde a temperatura chega perto de 60ºC. A marca em Antonina bate até a média do Deserto do Saara, de 50ºC.
Leia também: Por que o mar do Paraná não é tão azul quanto o de Santa Catarina?
Ainda no Litoral, Paranaguá também teve calor intenso quarta-feira. A máxima na cidade chegou a 37,5°C, com sensação térmica de 47,7°C. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou recorde também em Curitiba. A capital – que vinha tendo calor modesto por causa do mês chuvoso, bateu 30,5°C. O recorde de calor para este ano em Curitiba era 30,4°C , alcançados um dia antes, no dia 23 de janeiro.
De acordo com o Simepar, o céu com pouca interferência de nebulosidade foi essencial para esse calorão todo. “As condições ajudaram. O sol predominou com maior intensidade na maior parte do dia e fez com que as temperaturas subissem bastante”, explica o meteorologista Paulo Barbieri.
- Veja mais - Veranistas jogaram o equivalente a 11 aviões de lixo nas areias das praias do PR
Mas o deslocamento de uma frente fria pelo Oceano, na altura do Litoral Norte de Santa Catarina, impede que essas máximas se repitam nesta quinta-feira (25). A nebulosidade e as condições de chuva aumentam e os termômetros também não sobem tanto nesta quinta.
Para esta quinta, a máxima prevista para Curitiba é de 29°C, com possibilidade de chuvas acompanhadas de raios no período da tarde e noite. Na sexta (26) e no sábado (27), as temperaturas caem ainda mais, ficando em 25°C e 23°C respectivamente.
Assim como na capital, o Litoral também terá um fim de semana mais fresco. Em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, a sexta e o sábado terão máxima de 25°C, podendo chegar aos 30°C no domingo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas