O ar gelado que surpreendeu Curitiba nesta terça-feira (12) já começa a perder força por causa do afastamento do sistema de alta pressão que deu cara de inverno à cidade. Com isso, conforme o Simepar, a região metropolitana de Curitiba e o Litoral terão menor incursão de ar úmido, com menos nebulosidade e mais chances de o sol aparecer por alguns momentos. Segundo o Simepar, a máxima na capital não passa dos 24°C e a previsão de chuviscos ocasionais continua.
Leia também: Obras alteram trajetos de 5 linhas de ônibus entre Portão e Fazendinha
Enquanto isso, boa parte do interior paranaense segue com tempo bastante quente e de sol. Em Paranavaí, no Noroeste, os termômetros podem marcar 34ºC nesta quarta. Em Guaíra, no Oeste, o calor chega aos 33ºC.
Segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar, essa diferença ocorre por causa da alta umidade predominante no Sul do Paraná. “A tendência é de que esse ar úmido continue na região durante a madrugada e início da manhã, ocasionando bastante nebulosidade”, informa.
No entanto, ela adianta que essa nebulosidade pode variar ao longo do dia, possibilitando o aparecimento do sol e o aumento da temperatura, principalmente no período da tarde. “Tudo depende da umidade, pois, em um momento que o vento mude de direção, as nuvens podem se dissipar”, comentou.
As temperaturas mínimas devem chegar a 13ºC em União da Vitória e Rio Negro.
Calor volta com tudo
Para quem gosta de calor, a boa notícia é que esse inverno fora de época vai embora logo. Como já nesta quarta o sistema se afasta em direção ao oceano e diminui a nebulosidade, as chances de um dia menos gelado existe. E na quinta o calor volta com tudo e alcança os 30°C em Curitiba e em Ponta Grossa e 27°C em Matinhos.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”