A Polícia Militar (PM) recebeu 81 pedidos de emergência na primeira semana de funcionamento do aplicativo de celular APP 190 – Emergência Paraná. O sistema, lançado dia 2 de outubro e que está funcionando inicialmente para Curitiba e região metropolitana, foi instalado por 5 mil usuários. Assim como as ocorrências atendidas pelo telefone 190 da PM, casos de perturbação de sossego foram os principais atendimentos feitos pela polícia por meio do aplicativo.
Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom), as solicitações referentes a confusões, tumultos e barulho excessivo representaram quase 60% dos pedidos pelo aplicativo. Outras 30% foram testes realizados por usuários que baixavam o app. “As pessoas cadastravam uma ocorrência somente para verificar se haveria o atendimento real”, disse o capitão Cláudio Prus, integrante do Copom.
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A PM ainda recebeu uma solicitação de informações pelo aplicativo e o registro de duas infrações de trânsito e de dois casos de furto qualificado. Com isso, 56 solicitações tiveram atendimento efetivo, resultado visto de forma positiva pela corporação. “O cidadão começou a conversar mais com a Polícia Militar pelo aplicativo e a ter a sua expectativa de atendimento concluída, com o retorno sobre a sua demanda”, avalia Prus.
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Como usar
Inicialmente, a novidade está disponível somente para celulares com sistema Android. No entanto, a PM adianta que o aplicativo para IOS já está em fase de testes e deve ser lançado no início de novembro. Apesar da inovação do aplicativo, o atendimento da PM pelo telefone 190 segue normalmente.
Para utilizar o app, o usuário deve fazer o download gratuito no serviço Google Play e preencher um cadastro com informações pessoais como nome completo, RG e CPF. A ficha de cadastro é extensa e deve ser preenchida para evitar trotes.
Após o preenchimento dos dados, basta abrir o app e escolher a opção que se encaixa na situação da ocorrência e responder às perguntas do aplicativo a respeito da emergência. O usuário pode ainda enviar mensagens, fotos e vídeos com duração de até 10 segundos e ainda acompanhar o deslocamento da viatura, assim como acontece em aplicativos de transporte individual de passageiros.
Outra novidade é o atendimento a pessoas com deficiência auditiva ou na fala, que não eram atendidas pelo serviço telefônico. “A linguagem do aplicativo é totalmente prática e o usuário poderá fazer o pedido com o apoio de um avatar que indicará o passo a passo para o envio da solicitação à PM”, explicou Pruss.
O aplicativo já recebeu algumas atualizações e esse aperfeiçoamento deve continuar à medida que mais pessoas utilizarem o serviço. Para isso, há um comitê gestor formado por integrantes da Polícia Militar, da Companhia Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e demais órgãos envolvidos na criação da plataforma.
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