Os apoiadores do ex-presidente Lula manterão a vigília na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Centro de Curitiba, ao longo desta quarta-feira (24) , em que o petista é julgado no Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS). O julgamento iniciou às 8h30 e a previsão é de que seja concluído às 16h.
Após manifestação na tarde de terça-feira (23), a vigília retornou à Santos Andrade às 7h30 desta quarta. Às 11h30, cerca de 70 pessoas estavam no ato. Ao contrário do ato contra Lula em frente à Justiça Federal, onde o policiamento está reforçado nesta quarta, havia apenas um módulo móvel e uma viatura da PM na Santos Andrade no fim da manhã.
- Tempo real - Acompanhe ao vivo o julgamento de Lula no TRF-4 em Porto Alegre
Ainda de manhã, os manifestantes encenaram uma peça de teatro na praça, um embate entre o judiciário e a democracia. Numa crítica à Operação Lava Jato, o judiciário venceu o embate teatral.
Mesmo em caso de placar desfavorável para o ex-presidente no TRF-4, a perspectiva é encerrar o ato a favor de Lula no Centro de Curitiba de maneira pacífica. “Você não pode ir para a rua existindo justiça de maneira violenta. Isso não está na programação de ninguém. Se acontecer é de maneira isolada”, afirma Fernando Lopez, da Frente Brasil Popular.
Após ser condenado a 9 anos e meio de prisão em primeira instância pelo juiz Sergio Moro, da Justiça Federal de Curitiba, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP), Lula agora é julgado em segunda instância no TRF-4. O TRF-4 vai analisar o recurso da defesa e pode confirmar ou reformar a sentença. Independentemente da decisão da Corte, o resultado vai embolar ainda mais a disputa para as eleições presidenciais de 2018.
Manifestantes na Justiça Federal
Desde as 10h desta quarta os manifestantes contra o ex-presidente Lula estão reunidos em frente à Justiça Federal, no bairro Ahú. Além de o acesso de carro à Justiça Federal estar bloqueado, o policiamento no entorno do prédio está reforçado na manhã desta quarta.
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Deixe sua opinião