Em vésperas de Natal e ano novo, o trecho da Serra do Espigão, na BR-116, no município de Monte Castelo (SC) – que liga Curitiba ao interior de Santa Catarina – foi totalmente liberado para tráfego na tarde desta sexta-feira (22). O trecho, de aproximadamente sete quilômetros, estava interditado desde janeiro deste ano para obras de contenção devido ao risco de queda de barreira. Anteriormente, havia um semáforo funcionando no local 24h.
PR, SC e SP: Saiba os horários em que você deve evitar pegar a estrada no Natal e no ano novo
De acordo com a Autopista Planalto Sul, o trecho foi totalmente liberado para facilitar os deslocamentos de Natal e ano novo, visto que é esperado um aumento de 10% do movimento com relação aos dias normais. Nesse período, 380 mil veículos devem circular nas cinco praças de pedágio da concessionária.
Após essas semanas de grande movimentação, no dia 04 de janeiro de 2018, a concessionária retorna às obras para intervenções pontuais, que ocorrerão em dias alternados, com tempo de espera no pare e siga. A previsão é que as obras estejam concluídas em março de 2018.
Obras
Considerada emergencial, as obras de contenção, terraplenagem e pavimento foram realizadas por causa do histórico de instabilidade do solo na região, que passava por processo de erosão. Após mapeamento dos pontos críticos da serra, a concessionária identificou áreas com maior propensão para deslizamentos de solo e queda de blocos. O investimento é de cerca de R$ 100 milhões.
A concessionária responsável pela obra é a Autopista Planalto Sul, que administra a BR-116 de Curitiba (PR) a Capão Alto (SC), na divisa com o Rio Grande do Sul.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião