A prefeitura de Guaraqueçaba deve decretar situação de emergência no município após os alagamentos provocados pelas fortes chuvas registradas entre sexta-feira (4) e sábado (5). O temporal deixou 65 pessoas desabrigadas — 20 das quais ficaram isoladas na comunidade de Ipanema devido a uma queda de barreira na estrada.
De acordo com a Defesa Civil, uma equipe do órgão chegou a Guaraqueçaba no início da tarde desta segunda-feira (7) para verificar a real situação do município após as chuvas e atualizar as informações sobre famílias que precisam de ajuda. A situação de emergência deve ser decretada depois dessa análise e do levantamento oficial de dados. A expectativa é que isso aconteça até o fim da tarde desta segunda-feira para imediato reconhecimento da situação de emergência pelo estado. A partir disso, a Defesa Civil e outras secretarias estaduais poderão oferecer todo o suporte necessário para a recuperação do município.
Leia também: Incêndios ambientais no litoral: saiba como evitá-los e ajudar a combatê-los
A Defesa Civil do Paraná informou que choveu cerca de 263 mm entre sexta-feira e sábado em Guaraqueçaba, provocando vários pontos de alagamento. O local mais atingido foi a comunidade de Tagaçaba e os esforços de ajuda humanitária estão concentrados lá. Até o momento, foram distribuídos mais de 100 kits dormitório, contendo colchão, cobertor, travesseiro, fronha e lençol. Durante o fim de semana, 65 pessoas ficaram desabrigadas, mas elas já retornaram para suas casas.
A prefeitura de Guaraqueçaba está fazendo uma campanha para arrecadação de alimentos e outras doações para ajudar as famílias atingidas pelos alagamentos. Entre os materiais necessários estão água potável, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, roupas infantis (1 a 12 anos), colchões e roupas de cama. As doações podem ser entregues no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, em Paranaguá (Rua João Gualberto, s/nº), no Teatro Municipal de Antonina (Av. Dr. Carlos Gomes da Costa , sn) e nos CRAS de Guaraqueçaba (Rua Salim do Carmo, 60) e de Morretes (Rua João Foltran, 542).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo