A prefeitura informou na noite desta terça-feira (3) que a implantação do novo binário no Santa Quitéria foi cancelada temporariamente. A mudança ocorreria nesta quarta-feira (4). O futuro binário será formado pelas ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes. A nova data ainda não foi divulgada.
A reportagem esteve no local nesta terça e encontrou um buraco profundo próximo ao cruzamento da Rua Major França Gomes com a Rua Pretextato Taborda Jr. O problema foi agravado pela chuvas do dia 14 de março e está prejudicando o trânsito. Apesar de estar próximo da calçada, a existência da cratera preocupa os moradores. Esse foi o motivo do cancelamento. Em nota, a prefeitura afirmou que a “Secretaria Municipal de Obras Públicas faz uma obra em uma galeria da região, por causa de erosão causada por chuvas”.
Mais cedo, a pasta havia afirmado que a previsão era de que o serviço de conserto terminasse ainda nesta terça, para que a pavimentação pudesse ser feita na quarta-feira, o que não ocorreu.
Veja também: Surto de conjuntivite atinge o Litoral do PR; 13 mil casos já foram registrados
Quando for colocado em prática, a alteração no trânsito irá transformar em vias de sentido único as ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes ao longo de cerca de três quilômetros.De acordo com a prefeitura, a novidade irá afetar aproximadamente 20 mil motoristas que circulam pelas duas ruas diariamentes, além de passageiros de sete linhas de ônibus.
Enquanto a João Alencar Guimarães - continuação da Avenida Iguaçu - seguirá no sentido bairro, a Major França Gomes dará acesso ao Centro. Ligando os bairros Batel, Água Verde, Santa Quitéria e Campo Comprido, o trecho do binário começa no cruzamento com a avenida Presidente Arthur Bernardes e vai até a Rua Herbeet Neal, no bairro Santa Quitéria.
Leia também: Golpe da conta de luz: saiba como pagar sua fatura com segurança
Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), o objetivo principal da alteração é diminuir o tempo de percurso da região, que segundo quem mora por ali, é muito demorado. “Em horário de pico, de carro, tenho levado 35 minutos para percorrer um trecho de 1,5 km na Major França Gomes, que normalmente deveria levar 10 minutos. É um absurdo”, reclama a médica veterinária Mara Rúbia Mayorka, moradora da região há 40 anos.
Além disso, a promessa é que haja melhoria da segurança dos pedestres na travessia. Para contribuir nesse aspecto, foi instalada uma faixa de travessia elevada em frente à Igreja Batista Memorial de Curitiba e ao lado do Centro de Educação Infantil Matita Perê, também no Santa Quitéria, locais de grande aglomeração de pedestres.
Para concretizar a mudança, a Setran explica que agentes de trânsito chegam nos arredores do binário às 12h de quarta. A equipe irá auxiliar os motoristas a se orientarem a partir das 15h, quando o sentido muda definitivamente.
Veja também: O crime venceu: empresário fecha loja após ser alvo de ladrões 5 vezes em 2018
Mudança em paradas de ônibus
A partir da nova data em que será implantado o binário, ele também irá interferir nos pontos de parada de sete linhas de ônibus - sendo duas delas do tipo “madrugueiro”. São elas: Santa Quitéria, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Vila Velha/Buriti, e o madrugueiro Vila Velha e madrugueiro Caiuá.
Com a mudança de sentido, os ônibus que seguem para o Centro terão quatro novos pontos de ônibus instalados na rua Major França Gomes, além de um outro na rua Hebert Neal, paralela onde os veículos farão o retorno para seguir sentido Centro. Já no sentido bairro, a rua João Alencar Guimarães não haverá alteração dos pontos de embarque e desembarque.
No trecho das oito quadras do binário circulam quase 20 ônibus por dia. A Urbs, porém, garante que a alteração irá aumentar a velocidade operacional das linhas.
Rota para bicicletas
Para atender a demanda de ciclistas que utilizam a região, a prefeitura afirma estar desenvolvendo uma ciclorrota. O termo significa um caminho recomendado e definido para uso do ciclista, com sinalização horizontal e vertical. Diferente de uma ciclovia, que é uma via exclusiva para bicicletas, a ciclorrota apenas indica o melhor trajeto.
A ciclorrota passará pela Rua Júlio Eduardo Gineste, no trecho entre a ciclovia da Arthur Bernardes até a Rua João Scuissiato. Não há definições de prazos para finalização do projeto ou início das obras.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião