Depois de diversas unidades de saúde de Curitiba registrarem furtos, assaltos e ameaças a funcionários, a prefeitura anunciou que a segurança do entorno dos postos será reforçada. A mudança deve acontecer na rotina de patrulhamento da Guarda Municipal da cidade, que passará a fazer rondas próximo das unidades entre 7h e 19h, diariamente.
A decisão acontece após alguns casos de violência virem a tona, incluindo as duas situações da Unidade de Saúde Moradias Belém, no Boqueirão. Em um intervalo de 15 dias, o posto chegou a registrar um assalto e uma ameaça de paciente com faca a uma servidora. No último sábado (25) a funcionária ameaçada publicou, em sua página do Facebook, um apelo à prefeitura pedindo por segurança.
Segundo a gestão, a ronda será feita por duplas de guardas em motocicletas. Eles devem parar em frente às unidades e interagir com as pessoas que estiverem nos locais, além de conversar com funcionários e chefias. Conforme o superintendente da Secretaria Municipal da Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Junior, viaturas podem ser solicitadas pelos guardas para apoio em caso de abordagens ou encaminhamento de suspeitos.
- Leia também - Novo shopping de Curitiba terá centro médico, 249 lojas e inaugura em 2019
Além disso, os equipamentos das unidades - como cilindros de gás e compressores - estão sendo adesivados e repintados, para que sejam de fácil identificação. Desta forma, evita-se o roubou desses itens ou fica mais fácil chegar até quem fez os assaltos.
Patrulhamento à paisana também está sendo programado para alguns horários específicos. O setor de inteligência da Secretaria garante que a elaboração dessas ações devem permitir que os funcionários trabalhem com tranquilidade.
Deixe sua opinião