Com o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos, Curitiba participa no próximo dia 31 de maio da 23ª edição do Dia do Desafio. O evento promove anualmente disputas com atividades físicas gratuitas entre as cidades integrantes. Em 2017, a capital enfrenta a cidade de Leon, no México. No ano anterior, Curitiba perdeu o desafio para Porto Alegre.
A ideia da campanha é mobilizar as pessoas a praticarem pelo menos 15 minutos de exercícios nesta data. A prática que deve ser registrada no site do Serviço Social do Comércio (Sesc), que promove o evento. Vence a cidade que registrar o maior número de práticas de atividades físicas ao longo do dia. O resultado é medido de maneira proporcional entre a quantidade de participações e de habitantes do local.
A campanha é considerada o maior incentivo a atividades físicas do mundo. Em Curitiba, o Dia do Desafio é organizado pelo Sesc em parceira com a prefeitura da cidade.
Atividades e participantes
Em 2016, a capital paranaense conseguiu que 45% da população local fizesse atividades físicas pelo evento. Isso equivale a 788.103 pessoas. Enquanto isso, Porto Alegre, que saiu vencedora, conseguiu mobilizar 53% dos habitantes para o evento - 741.392 pessoas.
Para estimular e aumentar participação dos curitibanos, a prefeitura de Curitiba terá atividades físicas na Boca Maldita. Além disso, uma programação especial das unidades da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude estará disponível.
Concorrente de Curitiba nesta edição, a cidade mexicana de León não participou do evento em 2016. No ano passado, mais de 48 milhões de pessoas praticaram exercícios em todo o mundo por causa do Dia Do Desafio.
Colaborou: Cecília Tümler