O deslocamento da massa de ar polar, que atingiu o Paraná na última segunda-feira (17), faz com que a temperatura em Curitiba, aumente gradativamente. Na manhã desta sexta (21), Curitiba registrou 4°C e teve forte neblina, o que chegou a fechar o Aeroporto Afonso Pena para pousos.
- Leia também: Neblina que baixa, sol que racha? Meteorologista explica se ditado popular é verdade
O enfraquecimento da massa e o aquecimento atmosférico causam mais elevação nos termômetros a partir desta sexta. A aproximação do fim de semana traz sol e mais calor à cidade. A previsão, segundo o Simepar, é de máxima de 20ºC, à tarde desta sexta. Pela manhã e à noite, porém, a ausência de sol faz com que as temperaturas baixem. A mínima prevista é de 7ºC. A partir do sábado (22), haverá predomínio de sol, com mínima de 7ºC e máxima de 19°C em Curitiba. Domingo (23), a temperatura sobe: mínima de 9°C e máxima de 20°C.
A condição não será de céu totalmente limpo, no entanto. A umidade trazida do litoral provoca nebulosidade, e a elevação da temperatura trouxe formação de neblina pela manhã. Há risco de prejuízo para as atividades do Aeroporto Afonso Pena. “Mais para o fim da semana, fica mais favorável para a neblina e o nevoeiro, porque a umidade e a temperatura não tão baixa favorecem o fenômeno, principalmente em áreas mais próximas à serra”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
O bloqueio atmosférico, que é uma espécie de bolha de ar seco, impede o avanço de frentes frias e provoca o aquecimento na região. Para Jacobsen, o bloqueio e a perda de força da massa polar são as causas dessa elevação nos termômetros. “Esse efeito se estende por boa parte da atmosfera, aí os ventos superiores empurram as frentes frias direto para o oceano. O frio é mais ameno, restrito aos períodos sem sol. Quando surge o sol, começa a esquentar”, destacou.
A região mais fria do Paraná segue sendo a Sul, com mínimas entre 4ºC e 5ºC para as regiões de Guarapuava e Palmas. Ainda há risco de geada nas regiões Centro-sul e Sul do estado. A máxima nesses locais deve chegar à casa de 20ºC.
Já a região Norte vê elevação significativa nas temperaturas. Com céu limpo e sol constante, a mínima na região deve girar na casa dos 9ºC, pela manhã, em Londrina e Maringá. A máxima prevista é de 24ºC nas duas cidades do norte.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião