O veranico que tomou conta do inverno e esquenta os dias do curitibano deve permanecer por mais alguns dias. Nesta quinta-feira (19), em Curitiba, o tempo seco impede a formação de nuvens e faz com que o sol predomine com força ao longo de todo o dia — fazendo com que os termômetros alcancem temperaturas máximas dignas do verão. O termômetro fica entre 8ºC e 26ºC. Só que o frio já tem data para chegar, no fim de semana.
De acordo com a meteorologista do Simepar Ana Beatriz Porto, o calor desta quinta será bem parecido com o dos últimos dias. “Ainda há uma massa de ar quente estacionada sobre o Paraná e em outras regiões do país que impede a frente fria de avançar”, explica a especialista. “A frente fria avança pelo Sul até Santa Catarina e vai para o oceano. Ela não consegue chegar aqui”, avisa.
- Leia também - “Fiscais do esgoto” vão reforçar trabalho para reduzir o fedor em Curitiba
Segundo Ana Beatriz, o tempo segue tão seco nesta reta final da semana que vai dificultar até mesmo a formação de nuvens. Isso significa que, apesar de um início de manhã um pouco mais gelado, com temperaturas em torno dos 8º C, o dia deve ser bem quente, com a máxima chegando a 26º C. Segundo dados do Inmet, Curitiba está há mais de 20 dias sem chuva.
E esse cenário de baixa umidade e calor é algo que se repete em todo o restante do Paraná. Em Umuarama e Maringá, os termômetros chegam a 33º C ao longo do dia. A única exceção, de acordo com o Simepar, fica para o Litoral. “Essa região tem mais umidade por causa da proximidade com o oceano. Por isso, o tempo não fica tão quente e seco, como em outras áreas”, diz a meteorologista. Nas praias, a mínima é de 18° C e a máxima de 30º C.
- Veja também - Ligeirinho terá linha encurtada a partir do próximo fim de semana
Frio a caminho
Só que os entusiastas do fim de semana devem conter um pouco a empolgação, já que a previsão é de que o forte calor dos últimos dias não dure até o sábado. Segundo Ana Beatriz, o sistema meteorológico aponta para a entrada de uma frente fria no estado nos próximos dias.
“Esses dias de calor tendem a mudar no fim de semana. A entrada de uma massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no sábado e domingo”, diz. Segundo ela, essa virada no tempo pode vir acompanhada de chuva. “Não que vá chover muito. Curitiba deve ter um aumento nas nuvens e, no máximo, alguns chuviscos”.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião