O final de semana deve ser o término do período de seca e calor, características do veranico instalado sobre o Paraná há cerca de 10 dias. A previsão dos principais institutos de meteorologia do estado aponta para a chegada de uma frente fria, seguida por uma massa de ar polar, a partir da próxima quarta-feira (2), o que deve derrubar as temperaturas em todo o estado. Mas ainda será possível aproveitar o tempo bom neste fim de semana.
Na capital, a mínima deve ser a mesma tanto no sábado (29) quanto no domingo (30), quando os termômetros devem amanhecer marcando 9º C. Porém, com o sol e o tempo aberto, as temperaturas sobem rapidamente e chegam a 23° C e 24° C, respectivamente. Em outras palavras, ainda vai fazer calor nos próximos dias.
A situação não é muito diferente nesta sexta-feira em Curitiba. A condição de bloqueio atmosférico segue suprimindo o avanço das frentes frias e da umidade, o que faz com que a temperatura seja baixa pela manhã e noite, quando não há presença de sol, e a mínima chega a 7º C. À tarde, com sol predominando, a temperatura alcança a casa dos 23º C.
Tanto que, quem pretende ir à praia em pleno inverno não vai se decepcionar. A força dos ventos faz do litoral a região com a menor variação de temperatura. Ao longo do fim de semana, o litoral deve chegar aos 25º C e a mínima não deve ser menor do que 16º C. No entanto, é possível que as cidades da região tenham um pouco de nebulosidade por causa da umidade.
Situação semelhante deve ser encontrada também na região Sul, que pode ter algumas nuvens ao longo dos próximos dias por causa dos ventos úmidos vindos do Rio Grande do Sul. Isso deve fazer com que cidades como União da Vitória e Palmas, por exemplo, possam ter momentos de tempo um pouco mais fechado. Ainda assim, não vai ser o suficiente para fazer o tempo virar por lá, já que os termômetros ainda vão registrar mínima de 8º C e máxima de 23° C. Em Laranjeiras do Sul, a máxima é de 26º C nesta sexta-feira.
As regiões Norte e Oeste seguem com temperaturas acima do comum para a época. O vento com predominância nordeste traz ar seco e quente do centro do continente e o céu claro favorece a elevação das temperaturas. A mínima deve ser de 12ºC em Guaíra e Campo Mourão. A máxima chega próxima dos 30ºC, em Maringá.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas