Uma árvore gigante caiu em cima de um carro estacionado e deixou uma pessoa levemente ferida no bairro Bacacheri, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (28). A árvore caiu sozinha, quebrando na base do tronco, perto da raiz, na Rua México, entre as ruas Equador e Colômbia.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
Além do prejuízo ao carro estacionado, a queda da árvore causou transtorno no trânsito. A Rua México teve de ser bloqueada por agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran). O desvio está sendo feito pela Avenida Nossa Senhora da Luz.
Com o bloqueio, o itinerário do ônibus Colina Verde teve de ser desviado, atingindo três pontos do trajeto. O desvio da linha está sendo feito pela Rua Colômbia e Avenida Nossa Senhora da Luz, retornando ao itinerário pela Rua Nicarágua.
O dono do carro atingido pela árvore, Oswaldo Darze, de 74 anos, se surpreendeu ao ver os danos no veículo. "Fui fazer exame no laboratório. Quando sai, vi o pessoal perguntando de quem era o carro atingido pela árvore. E era o meu"
Uma viatura de socorro do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local. Um guardador de carros de aproximadamente 50 anos ficou ferido levemente com a queda da árvore ao ser atingida por galhos. Ele foi encaminhado ao Hospital Cajuru.
Reclamação
Segundo moradores da região, a saúde da árvore já preocupava antes da queda. O autônomo Paulo Cruz, 43 anos, que mora em frente ao local da ocorrência, afirma que já solicitou à prefeitura uma poda da árvore que caiu, mas que só foram cortados galhos. “Agora essa árvore caiu e é bem provável que outras também vão dar problemas”, reclama.
“A gente vê que a árvore estava um pouco comprometida, mas não tem como dizer que vai cair. Olhando agora dá para ver que já estava em processo de morte, mas não tem sinal nenhum externo. Infelizmente, é algo que escapa de qualquer ação preventiva", aponta o sargento Jair José Weretycki do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o Bacacheri é um dos bairros contemplados no Plano Diretor de Arborização, que hoje tem trabalhos no Água Verde, e que realização ações pontuais de vistoria, podas e eventuais remoções conforme solicitações feitas via Central 156.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas