| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Com a rede de computadores afetada pelo ciberataque mundial desde segunda-feira (15), o atendimento nas agências do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) no Paraná seguem sem previsão de voltar à normalidade. Nesta terça-feira (16), apenas atendimentos já agendados e de perícias estavam sendo feitos. Com isso, muitos contribuintes que buscaram outros serviços não conseguiram ser atendidos.

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Veja como agendar atendimento no INSS

Pensionista do INSSCristiane Munhoz precisa de documentos da Previdência para sacar o FGTS da filha, que morreu há um ano e meio.  
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Pensionista do INSS, Cristiane Munhoz, 47 anos, que tem uma perna amputada, saiu da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) nesta terça e não conseguiu atendimento na agência da Praça Santos Andrade, no Centro da capital. É a terceira vez que ela busca atendimento no INSS e não consegue. “Eu uso muletas, para mim é muito difícil vir até aqui de ônibus”, reclama Cristiane.

Cristiane foi até a agência para conseguir documentos para sacar o FGTS inativo da filha, que morreu há um ano e meio. “Eu vou usar o dinheiro do FGTS para terminar de pagar os gastos que tive com o enterro e funeral dela, é muito importante que eu resolva isso o mais rápido possível”, conta.

Funcionários da sede da Previdência Social instruíram a pensionista a voltar outro dia ou acompanhar as novidades pela imprensa. A assessoria de imprensa do INSS no Paraná, porém, não forneceu informações sobre o funcionamento do sistema. Segundo a assessoria, a maior parte dos atendimentos na agência da Santos Andrade são agendados, categoria que permite que os serviços sejam prestados manualmente, sem o computador.

Sem orientação

A possibilidade de agendamento, porém, não é do conhecimento de todas as pessoas que buscam os serviços. E a falta de orientação incomoda. É o caso de Vera Luz Carvalho, 60 anos, auxiliar de produção que parou de trabalhar há 10 anos por ter pressão alta e precisa resolver problemas de documentação para conseguir se aposentar e ter alguma renda. Atualmente, Vera depende da irmã para pagar as contas. “Eu entendo que o sistema está fora do ar, mas os seguranças da agência não me deixaram nem entrar para pedir informação aos atendentes”, conta a auxiliar de produção, que não soube como proceder depois de dar com a cara na porta da sede da Santos Andrade nesta terça.

O garçom Jeferson Gomes da Silva precisa de documentos para sacar o FGTS inativo, que irá usar para pagar contas. 
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Para o garçom Jeferson Gomes da Silva, 24 anos, a falta de assistência do órgão é um inconveniente. “Eu moro no Santa Cândida e tenho que pegar dois ônibus para chegar até aqui. É a terceira vez que tenho que vir para saber se o sistema voltou, porque no telefone da Previdência a gente acaba ficando pendurado na música de espera”. Silva também está em busca de documentos para viabilizar o saque do FGTS inativo, valor que irá usar para pagar contas e quitar dívidas.

Como fazer o agendamento?

Para ser atendido nas agências da Previdência Social, é possível fazer agendamento pelo site do órgão. Quem conseguir marcar terá os serviços executados normalmente. Nesse caso, os funcionários do INSS executam as demandas de maneira manual - o que leva mais tempo e impossibilita o atendimento de quem não marcou hora.

Colaborou: Cecília Tümler