| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

As matrículas para os aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começam nesta quinta-feira (17) e vão até a próxima quarta-feira (23). Os calouros de cursos de Curitiba e Pontal do Paraná devem comparecer ao Prédio Histórico da universidade, no Centro da capital, conforme calendário divulgado pela instituição.

CARREGANDO :)

Os aprovados em cursos de outros campi da universidade devem ficar atentos aos dias e horários da matrícula em cada local. Em Palotina, o registro acontece nos dias 17 e 18, enquanto, na UFPR Litoral, a matrícula será realizada entre os dias 21 a 23. Nos dias 21 e 22 será a vez dos aprovados de Jadaia do Sul, e no dia 23 é a vez dos calouros de Medicina de Toleto fazerem o registro acadêmico.

Leia também: De craque a doutor: a história do jogador que se tornou um dos primeiro médicos negros do PR

Publicidade

Para fazer a matrícula, os aprovados deverão apresentar documento de identificação, certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar do ensino médio (completo) ou equivalente, certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente (ou, excepcionalmente, Declaração de Conclusão de Ensino Médio) e comprovante impresso de situação cadastral no CPF. Todos os documentos deverão ser apresentados no original ou em fotocópias autenticadas acompanhados de uma cópia simples.

Estrangeiros e inclusão

No caso do aprovados estrangeiros, a fotocópia autenticada do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) Permanente ou fotocópia simples acompanhada do documento original deverá ser apresentada. O RNE Temporário será aceito com o compromisso de ser substituído pelo Permanente até o prazo de vencimento do documento apresentado.

Leia também: Resultado do Enem 2018 será divulgado na próxima sexta-feira

Os aprovados em categorias de inclusão devem apresentar comprovante de renda e aqueles aprovados por cota que exige formação integral do ensino média em escola pública devem apresentar declaração de que não cursaram o ensino médio em escola particular e declaração de que não possuem curso superior.

Caso o estudante não possa comparecer ao registro acadêmico na data determinada, a matrícula pode ser feita por procuração, desde que o representante legal tenha consigo um documento oficial de identificação e a procuração pública ou instrumento particular, com firma reconhecida em cartório.

Publicidade

A UFPR orienta aqueles que não tiverem todos os documentos a comparecerem à matrícula no dia e horário estipulados pela instituição com os documentos que tiverem. Ali, eles poderão ingressar com um recurso que dará direito a um prazo de dois dias para suplementar a documentação.