A mudança no sistema de atendimento nos postos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em Curitiba, que desde a última segunda-feira (29) só atendem por agendamento, ainda tem causado confusão. A novidade foi divulgada menos de uma semana antes de começar a valer e, por isso, muitas pessoas continuam a se dirigir às unidades do órgão sem saber do novo processo.
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A alteração não desagradou, mas a divulgação tímida provocou tumulto nos postos nos primeiros dias em que a mudança passou a valer. Agora, quem chega às unidades sem saber da exigência, segue diretamente para a fila dos totens, equipamentos em que é possível marcar data e horário para os serviços disponibilizados.
Ao contrário do sistema de agendamento do Instituto de Identificação da Polícia Civil para emissão das identidades - alvo constante de reclamações por oferecer uma quantidade limitada de senhas de atendimento por dia - a plataforma de agendamento do Detran-PR funciona nos moldes do sistema da Polícia Federal, com dias e horários disponíveis em um prazo maior, o que dá mais opções para o usuário.
Apesar do tumulto dos primeiros dias, usuários têm admitido mais facilidade com a mudança. "Não sabia que tinha o agendamento, tirei o dia inteiro para ficar no Detran e fiz tudo em 40 minutos”, relata o vendedor Eduardo Soares, que foi à sede do departamento no bairro Tarumã na última sexta-feira (3). “Foi a melhor coisa que eles fizeram”, ressalta Soares.
A promotora de vendas Leila Marques foi ao Detran com o sobrinho também na sexta e foi outra pessoa que não sabia do agendamento. "A gente chega aqui e fica assustado, porque fica com medo de que demore mais tempo para ser atendimento" relata. Porém, na saída, Leila estava calma e satisfeita. "Foi bem tranquilo, rápido e melhor do que era antes", destaca.
O agendamento para todos os serviços do Detran -PR pode ser realizado pelo site do órgão ou pelo telefone 0800 643 7373. Também é possível reservar as datas no totens disponibilizados nos postos.