Neste sábado (26) um veterano de guerra faz aniversário: o avião Republic P-47 Thunderbolt, caça da Força Aérea do Brasil que combateu na 2ª Guerra Mundial. O combatente completa 50 anos que está exposto na Praça do Expedicionário, no centro de Curitiba.
>>> RECEBA notícias de Curitiba e região em seu Whatsapp
Como a data coincide com a celebração do Dia do Aviador, uma programação especial estará à disposição de quem for à praça a partir das 9h.
Serão exibidos filmes e documentários a respeito da atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) , grupo da Força Aérea Brasileira (FAB) que combateu na guerra e que é responsável pela conservação da aeronave histórica.
Há também exposição de viaturas militares antigas e visitação especial ao Museu do Expedicionário. As atividades são gratuitas e abertas ao público até às 17h.
Aniversário do “Jarro”
Desde 1969, a Praça do Expedicionário é guardiã do “Jarro”, apelido do P-47 Thunderbolt que é atração turística em Curitiba há cinco décadas.
O modelo foi o maior, o mais caro e o mais pesado caça monomotor de combustão na história da aviação militar.
O P-47 foi largamente produzido nos Estados Unidos e utilizado como caça pelos exércitos aliados na segunda grande guerra.
Em 1945, durante a tomada de Monte Castelo, na Itália, principal batalha do exercito brasileiro na guerra, o 1º GAVCA deu apoio aéreo a ofensiva usando aeronaves do modelo P-47
O clímax se deu no dia 22 de abril quando se contabilizaram 44 decolagens, em 11 missões, num único dia.
Segundo a administração do museu, a aeronave exposta na praça esteve de fato em combate na Itália nas mãos da FAB. Há, no entanto, dúvidas de historiadores sobre se o avião esteve de fato na Itália.
Tanque e museu
Quem faz companhia ao “Jarro” na Praça do Expedicionário é o tanque de guerra M3 Stuart, carro de combate largamente usado no começo do conflito nas batalhas na Europa.
O exemplar em exposição esteve em combate, segundo a administração do museu, e somente depois do fim da guerra foi transferido para o Exército Brasileiro.
Na Praça do Expedicionário também está localizado o Museu do Expedicionário que guarda o maior acervo da 2ª Guerra Mundial no Brasil. Quem visita o local encontra um vasto acervo de material histórico que inclui ilustrações, mapas, livros e documentos da época, armamentos e equipamentos utilizados na guerra pelas Forças Armadas brasileiras e também de outros países.
14 Bis e o dia do aviador
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou seu primeiro voo com o 14 BIS.
O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros, voando a cerca de dois metros do solo.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião