Um mutirão de limpeza vai acontecer em Guaratuba neste sábado (8) com o objetivo de recolher dejetos da Baía de Guaratuba. O evento é aberto a participação da população e é organizado pelo Instituto Guaju, com o apoio do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) que, pela primeira vez, participará com voluntários e financiamento de combustível para as embarcações coletoras. O mutirão acontece com ou sem chuva – a previsão é de tempo bom para o Litoral.
Para participar da iniciativa, é preciso se dirigir até o endereço da concentração para a saída dos barcos, marcada para começar às 7h30, no antigo Mercado Municipal (Rua Capitão João Pedro, 12). As pessoas serão distribuídas nas embarcações da organização, mas quem tiver embarcação própria também pode participar. Essa é a 11.ª edição do mutirão e a expectativa é de que sejam recolhidas pelo menos 5 toneladas de lixo. Ao todo, nas dez edições anteriores, foram retiradas da baía cerca de 31 toneladas de detritos. Os trabalhos de limpeza devem terminar por volta das 15h.
Leia também: Prefeitura troca lâmpadas de estações-tubo para melhorar iluminação e reduzir custos
Nesta edição, o mutirão contará com a participação da nadadora Fátima Ribas Dalalibera, que acompanhará a travessia e ajudará na coleta dos detritos encontrados na baía. A atleta pretende atravessar o Canal da Mancha ainda neste ano.
O Instituto Guaju foi declarado instituição de Utilidade Pública de Guaratuba em setembro de 2009, por uma lei municipal. Desde então, desenvolve serviços de resgate cultural, educação ambiental e desenvolvimento sustentável na região do Litoral do Paraná. Guaju significa “mutirão” na linguagem caiçara.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo