Uma baleia foi vista próximo ao Canal da Galheta na praia de Encantadas na Ilha do Mel na manhã deste sábado (20). Segundo o marinheiro Eduardo Fonseca, que estava em uma embarcação, a baleia apareceu por volta das 8h30 e ficou durante 20 minutos na região.
A bióloga Camila Domit do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificou inicialmente que é da espécie jubarte, aparentemente jovem, e que teria em torno de 7 a 8 metros.
Camila achou também que o animal está mais magro que o recomendado para a idade, mas que seu estado de saúde será avaliado assim que a equipe de estudos do mar localizar o mamífero. Segundo ela, o movimento de cauda que o animal realiza no vídeo indica estresse e irritabilidade, por conta da aproximação das embarcações.
O litoral do Paraná está na rota de migração das baleias, que saem de regiões mais como Antártica e vão até locais mais quentes para reprodução. É a primeira aparição no litoral do estado neste ano. Ano passado também foram avistadas uma baleia e uma foca no litoral, nesta época do ano.
A Marinha do Brasil determina que embarcações não autorizadas não podem se aproximar a menos de 100 metros de animais marinhos como baleias e golfinhos. Quem estiver no litoral e avistar o animal deve comunicar o Centro de Estudos do Mar através dos telefones (41) 3315-8685 ou 0800 642 3341.
Bióloga fala sobre a aparição da baleia:
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião