O Hemepar e o Biobanco do Hospital de Clínicas estão convocando doadores de sangue a colaborarem com seus estoques no período pré e pós carnaval, que começa nesta sexta-feira (9). A ação vem pela queda no número de doações durante o feriado, o que atinge sensivelmente os serviços cirúrgicos.
- Veja também - Abre e fecha: confira o horário de serviços públicos e privados de Curitiba no carnaval
Segundo Paulo Roberto Hatschbach, diretor geral do Hemepar, a central de coletas do governo do estado, a preocupação é gerada pela falta de memória dos doadores, já que muita gente viaja nesta época e deixa de doar. “Há uma queda significativa nas doações no período de feriados prolongados. A população é solidária, mas cai no esquecimento. Por isso é importante é lembrar as pessoas, já que o número de coletas costuma diminuir 40%”, explica.
- Leia também - 22 linhas de ônibus de Curitiba vão ser desviadas por causa do carnaval; confira quais
Localizado no Alto da XV, o Hemepar funciona nesta sexta-feira (9), das 7h às 18h30, e no sábado das 8h às 18h. O atendimento será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (14), das 13h às 18h. Segundo o diretor, doar depois do carnaval é tão importante quanto antes, já que a demanda continua alta. O Hemepar é responsável pelo abastecimento de quase 90% do estoque de sangue da rede pública de saúde, com 384 hospitais cadastrados.
Situação semelhante é a do Biobanco do Hospital de Clínicas. Segundo a enfermeira Elisangela Zen, que atua na coleta do HC, a programação é feita para adiantar as coletas, já que o sangue demora pelo menos dois dias para ser liberado. “A grande dificuldade é porque os pacientes continuam precisando de sangue nesse período longo, então é necessário manter o estoque”, explica. “Mas, infelizmente, desde segunda-feira, a procura dos doadores foi baixa”, relata.
Quem pode doar
Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, ou seja, bem alimentado e hidratado – o limite máximo da última refeição é de três horas. Além disso, é preciso pesar mais do que 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, sendo que qualquer doador precisa se apresentar com documento oficial com foto para fazer a doação. Para mais informações, acesse o site do Biobanco do Hospital de Clínicas ou o site da Hemepar.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas