Nas duas primeiras semanas da Operação Verão no Litoral, entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 1.º de janeiro de 2020, foram coletadas 177, 7 toneladas de lixo nos 48 km de praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. A média é de 13,6 toneladas por dia, praticamente um caminhão de lixo lotado diariamente só na areia da praia, sem contar o lixo produzido nas residências e comércio.
O dia de praias mais sujas foi justamente no réveillon, que registrou aumento na produção de lixo em relação ao ano novo de 2019. Na quarta-feira, 1.° de janeiro, foram recolhidas 30, 5 toneladas de resíduos nas praias – ou seja, 17% do total de recolhido nas duas primeiras semanas de temporada. O volume é 25% maior do no ano novo de 2019.
Distribuição de sacolas
Fora o réveillon, a média diária de coleta de lixo nas praias na temporada 2019/2020 tem sido de 12,2 toneladas. Durante a Operação Verão, a responsabilidade da coleta do lixo é da Sanepar. A Sanepar está distribuindo sacolas plásticas nas praias para que os próprios banhistas recolham seu lixo. Há também 300 tambores espalhados pelas areias para receber os resíduos.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia