Os primeiros biarticulados produzidos pela Scania vão integrar a frota do transporte público de Curitiba a partir desta quarta-feira (13). Os veículos serão entregues pelo prefeito Rafael Greca à empresa Viação Cidade Sorriso em um evento realizado na Câmara Municipal. A compra dos biarticulados, que custaram aproximadamente R$ 7,5 milhões, foi anunciada em fevereiro e, segundo a Urbs, eles devem começar a rodar pela cidade já na primeira semana de abril na linha Santa Cândida/Capão Raso.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), os novos veículos vão substituir outros com vida útil vencida, integrando o projeto de renovação da frota curitibana, a qual contará com 450 novos ônibus até 2020 - parte dos quais já foi entregue.
Cratera da Westphalen: trânsito é liberado antes da obra definitiva prometida por Greca
Com o início da circulação dos biarticulados da empresa sueca Scania chega ao fim o domínio exclusivo da Volvo no mercado de biarticulados. Desde 1980, quando começaram a circular em Curitiba, os biarticulados que integravam o sistema BRT (Bus Rapid Transit) do município eram produzidos pela - também sueca - Volvo. Com a entrada na Scania nesse mercado, as empresas de ônibus poderão escolher de quem comprar, considerando o melhor preço e condições de negociação.
Os biarticulados da Scania contam com motor 360 cv, o qual fica na parte dianteira do veículo, em vez de ser central. A potência e a localização devem contribuir para que a resposta do ônibus seja melhor na hora de subir uma ladeira, por exemplo, mesmo que esteja cheio.
Leia mais: Motorista capota carro na garagem de prédio e é resgatada pelos bombeiros
Seguindo os padrões estabelecidos pela Urbs, os novos ônibus são da cor vermelho meteoro e contam com iluminação em LED. As paredes internas são da cor ela, o que contribui para um ganho em luminosidade no interior do veículo. Para ganho em espaço, as caixas das rodas foram reduzidas.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião