O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), anunciou em sua página no Facebook que a obra da trincheira do Seminário, no cruzamento entre a Rua Mário Tourinho e a Avenida Nossa Senhora Aparecida, começa esta semana. Com isso, os bloqueios das ruas em torno para a instalação de estacas de sustentação para o início das escavações começam nesta segunda-feira (7) e vão até quarta-feira (9).
Apesar do anúncio de Greca no Facebook, a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) não havia informado até as 10h desta segunda quais seriam os bloqueios e as interdições na região e nem em que horário as ruas seriam bloqueadas. “O tempo de obra será o menor possível. Haverá trajetos alternativos naquele gargalo de tráfego. Informe-se e saiba desviar seu Itinerário”, orienta Greca no Facebook os motoristas que costumam passar pela região.
Leia também: Prefeitura de Curitiba aposta em viadutos e trincheiras para alivar o trânsito
A trincheira fará a ligação do Centro e o Campo Comprido, também beneficiando o trânsito nos bairros Batel, Campina do Siqueira e Portão. Além de melhorar o fluxo de carros – estima-se um movimento diário na região de 61,9 mil veículos por dia –, a obra também trará mais mobilidade no percurso do Interbairros II e Ligeirinho Inter 2, duas das principais linhas de ônibus de Curitiba, que atende diariamente 80 mil passageiros, percorrendo 12 bairros.
- Veja mais - “Se quiser morrer, o problema é dele”, diz atendente do Samu em ligação de emergência
Obra adiada
Prometidas para começarem em setembro do ano passado, as obras foram adiadas para não prejudicar o comércio no fim de ano, explicou na postagem o prefeito, internado desde o dia 28 de dezembro por causa de uma infecção intestinal e de uma hérnia. Ainda em meados de 2018, ao divulgar o projeto da nova trincheira, a prefeitura informou que os trabalhos têm previsão para durar pelo menos 10 meses.
Quando pronta, a nova estrutura também vai facilitar deslocamentos norte-sul e sul-norte pela Avenida Mário Tourinho, por baixo da trincheira, por onde deverão passar 41 mil veículos por dia. Pelo eixo da Avenida Nossa Senhora Aparecida, por cima da trincheira, na ligação leste-oeste e oeste-leste, deverão passar 15,6 mil veículos por dia.
A trincheira será erguida pelas empresas TCE Engenharia LTda e Construtura Triunfo S.A, consórcio vencedor da licitação. O custo total será de R$ 12.459.154,43, valor que será financiado pelo Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federa no Programa de Mobilidade Urbana.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou