O Bondinho da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, que funciona como um espaço público de leitura, em breve será fechado para o início do processo de restauro do espaço. De acordo com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), responsável pelo Bondinho, um edital de licitação para as obras está sendo finalizado e ainda requer uma avaliação de danos internos e externos do Bondinho para ser publicado. A ideia é que o restauro do espaço seja feito em parceria com iniciativa privada.
Ainda não há prazo para o restauro começar. Uma data só será estabelecida a partir da publicação do edital, que também não tem previsão para ser lançado. Mesmo assim, a FCC pretende isolar a área do Bondinho com tapumes já nas próximas semanas, para impedir o acesso de pessoas ao local depois que o relatório de danos for finalizado, evitando que novos problemas possam surgir e interferir nos custos pré-definidos no edital.
Leia também: Nova linha de expresso fará reforço entre o Cabral e o Capão Raso
Enquanto o Bondinho não fecha definitivamente, os funcionários do espaço da leitura recolhem o mobiliário e trabalham para encaixotar os livros do acervo, aguardando as últimas devoluções de quem realizou empréstimos. Segundo a FCC, o acervo será armazenando em outras Casas da Leitura da capital até o restauro ser concluído. As atividades diárias de incentivo à leitura, bate-papo cultural e contação de histórias também param, mas, seguem acontecendo nas 17 Casas da Leitura da capital.
Problemas
Como mostrou a reportagem da Gazeta do Povo em março, o Bondinho da Leitura apresenta problemas em sua infraestrutura, tanto na área externa quanto na interna. Quem caminha pelo Calçadão da XV, nas proximidades da esquina entre as ruas Ébano Pereira e Luiz Xavier, enxerga de longe os estragos na estrutura de madeira, que inclusive tem partes podres. Há desgaste na pintura, as paredes externas estão deslocadas do lugar pela ação do tempo e há buracos na cobertura e em uma das laterais.
Já na área interna, a organização dos livros nas estantes e a limpeza do espaço é impecável, com as persianas das janelas em bom estado, no entanto, há buracos no teto por onde passa água da chuva.
Últimos reparos
Segundo a FCC, um restauro completo não acontece desde que o espaço passou por obras de revitalização, em 20 de novembro de 2010, e foi reinaugurado como Bondinho da Leitura. As intervenções mais recentes foram a realização de pequenos reparos em 2013, a instalação de uma grade externa para fechar a parte de baixo do Bondinho em 2015, duas ações de despiche no mesmo ano e a realização de reparos, trocas de madeirame e pinturas em 2016, quando também houve uma ação de despiche.
Bondinho da Leitura
Antigo bonde elétrico, historicamente ligado à área da cultura, o Bondinho da Rua XV já foi palco de inúmeras atividades artísticas e, também, já funcionou como um espaço para os pais deixarem seus filhos, enquanto circulavam pelo Centro da cidade. Depois de passar por obras de revitalização, em 20 de novembro de 2010, o local foi reinaugurado como Bondinho da Leitura e passou a ser um posto de atendimento para o empréstimo de livros, onde também são promovidas atividades lúdicas relacionadas à literatura.
Cerca de 2,5 mil livros estão disponíveis no acervo, inclusive os clássicos da literatura brasileira e universal. Os empréstimos podem ser feitos pelo leitor ao apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de endereço.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas