Curitiba poderá ter, em breve, um bondinho circulando pelo Centro da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca (PMN), em suas redes sociais, e o projeto faz parte do programa Rosto da Cidade. A ideia é recuperar um bonde Birney original do século 20, que circulou pela capital. Na terça-feira (25), o projeto de revitalização do modelo foi encomendado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e à Urbs.
Veja também: Colégio Positivo abre seleção para 225 bolsas de estudos
Conforme explicou Greca em postagem no Facebook, o bonde Birney citado é um “sobrevivente” que se encontra sob os cuidados da Urbs. Nas fotos, é possível notar que a carcaça do veículo está preservada (não se sabe até que ponto) e se encontra guardada em uma garagem. Os bondes Birney circularam em Curitiba entre 1931 e 1952. Além da reforma do Birney, o objetivo do prefeito é que o bonde circule no Centro Histórico curitibano, por meio de trilhos, dentro do programa Rosto da Cidade. “Vamos trabalhar para buscar patrocínio para este veículo do passado ser movido à energia da inovação, à energia alternativa, como a solar. #VivaCuritiba”, diz a publicação.
Leia também: Prefeitura vai ajudar imigrantes venezuelanos que chegaram a Curitiba
A reportagem entrou em contato com a Urbs e com o Ippuc, mas ninguém divulgou detalhes do projeto. As principais dúvidas levantadas foram sobre como será a busca por patrocínio, se já havia um projeto de reforma anterior, por quais locais o bonde circularia e se o Centro de Curitiba teria espaço para receber trilhos. Outro ponto levantado foi se o objetivo da reativação do Birney tem foco turístico, já que um bondinho como esse funcionando, sem dúvida, atrairia olhares curiosos e deixaria qualquer um com desejo de fazer um passeio.
Na terça, além da Urbs e do Ippuc, a coordenação de pesquisa histórica da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) também conversou com Greca sobre o projeto do bonde, repassando detalhes sobre o movimento do bondinho em sua época. Não há prazo para o projeto começar.
Vale lembrar que na época da campanha eleitoral de 2016, em seu plano de governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Greca chegou a prometer investimentos em uma linha de bonde urbano ligando os shoppings Estação, Mueller e Pátio Batel. À época, a promessa foi ironizada por adversários políticos.
Bonde da XV
O bonde que Greca quer colocar em operação é do mesmo modelo que um dos ícones do Centro de Curitiba: o Bondinho da Rua XV de Novembro, que está em processo de restauro desde o último mês de junho. Desde então, ele segue isolado com tapumes que contam a história do espaço.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião