Trânsito segue em meia pista na região| Foto: Divulgação/Autopista Planalto Sul

A BR-116, no trecho que liga Curitiba a Santa Catarina, foi liberada por volta das 16h desta quinta-feira (1.º) depois de aproximadamente 27 horas interditada por causa do risco de queda de barreira. Segundo a concessionária Autopista Planalto Sul, responsável pela rodovia, a chuva que castigava a região nos últimos dias e encharcava o solo deu uma trégua, reduzindo os riscos de desmoronamento. Assim, o trânsito foi normalizado e não há registro de filas ou congestionamento.

CARREGANDO :)

A recomendação, contudo, é de que os motoristas continuem atentos ao trafegarem pela Serra do Espigão, mais especificamente entre os quilômetros 99 no Sentido Sul e 111 no Sentido Norte. O trecho está em obras desde o último mês de janeiro e, por isso, o trânsito segue em meia-pista. A previsão é de que os trabalhos na rodovia durem mais dois anos.

Na quarta, essa mesma área em obras ameaçou cair sobre a BR-116 por causa das fortes chuvas que caíram sobre a região nos últimos dias. De acordo com a companhia, apenas no último dia de maio, o acumulado de chuva foi de 70 milímetros. E, como a obra precisou remover a vegetação nativa da serra, o solo não foi capaz de absorver a água da chuva e ameaçou ceder. Ao todo, um trecho de 12 quilômetros foi interditado por questões de segurança.

Publicidade

Ainda assim, a Autopista Planalto Sul não descarta a possibilidade de novos bloqueios caso a chuva volte a cair com força na área. Segundo a empresa, a trégua na precipitação reduziu o nível de alerta para o estágio amarelo, mas ele pode voltar ao nível vermelho se chover com a mesma intensidade dos últimos dias. Se isso acontecer, a BR-116 pode fechar mais uma vez.