Para tentar conter o número assustador de acidentes e mortos envolvendo ciclistas, o Detran-PR está ajustando os últimos detalhes de um projeto piloto de sinalização nas rodovias, que deve começar a partir do verão. De janeiro a abril de 2017, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 65 acidentes envolvendo ciclistas nas estradas de federais, os quais geraram 67 feridos e oito mortes. Em 2016, o número de mortes nas rodovias federais do Paraná cresceu 80%: foram de 15 vítimas fatais em 2015 para 27 ano passado. Dos 223 acidentes com ciclistas em 2016, 195 deixaram pessoas feridas.
De acordo com o chefe da Divisão de Sinalização do Detran-PR, Marcel Cabral Costa, o projeto piloto consiste em instalar 64 placas de sinalização tanto para ciclistas, quanto para motoristas, em dois trechos da BR-277. O primeiro trecho vai do Parque Barigui até o pedágio de São Luiz do Purunã, no sentido interior do estado. O outro trecho vai do Centro Politécnico da UFPR, no Jardim das Américas, até o pedágio de São José dos Pinhais, no sentido litoral. Das 64 placas, 44 terão orientações aos ciclistas e 20 para os motoristas. “Não adianta alertar apenas os ciclistas. Até porque a força mais fraca numa colisão é justamente o ciclista. Por isso a importância das placas também para os motoristas”, explica Costa.
Aos motoristas, as orientações das placas serão para que prestem atenção na presença de ciclistas na pista. Já aos ciclistas, as orientações serão de segurança, como não trafegar em bloco na rodovia, mas sim em fila.
Após a instalação das placas no projeto piloto, o Detran-PR vai acompanhar as estatísticas de acidentes nos dois trechos pelo período de um ano. Se for confirmada a queda de colisões entre veículos e bicicletas, o projeto deverá ser estendido para outras rodovias do estado. “A sinalização é uma demanda antiga por causa do alto número de acidentes nas rodovias”, enfatiza o chefe da Divisão de Sinalização do Detran-PR.