Usuários do transporte público de Curitiba têm enfrentado dificuldade para realizar a recarga dos cartões transporte no site da URBS, empresa que administra o sistema de ônibus da capital. A situação é um sério entrave aos passageiros que dependem de ônibus na capital, uma vez que 148 das 254 linhas urbanas que compõem o sistema têm pagamento exclusivo pelo cartão transporte.
Na última semana, site fora do ar, chave de PIX que não funciona, e problemas no vale-estudante têm sido alguns dos transtornos enfrentados pelos curitibanos. De acordo com a prefeitura, a instabilidade se deve a um ataque hacker ao site da Urbs, identificado ainda na semana passada. Os atendimentos presenciais também foram afetados, já que o agendamento é feito por meio do site - que até a publicação desta reportagem seguia fora do ar.
Mesmo assim, em nota ao Meio Dia Paraná, a prefeitura de Curitiba sugere que, em caso de problemas nos canais virtuais, o usuário encontre a unidade da URBS na Rua da Cidadania mais próxima de sua casa. Se não houver horário disponível para a data, será necessário agendar e voltar em outro dia. A prefeitura disse ainda que tem trabalhado para aumentar a segurança do sistema.