A prefeitura de Curitiba anuncia nesta quarta-feira (30) se mantém ou muda a bandeira da pandemia de coronavírus, que atualmente está na laranja, de alerta. A taxa R, que mede a transmissão da Covid-19, está abaixo de 1, conforme recomendam as autoridades sanitárias. O índice está em 0,84, o que representa que cada grupo de 100 pessoas infectadas transmite a doença a outras 84. Porém, outros índices seguem altos, com 91% de ocupação de UTIs exclusivas de Covid-19 e 7.587 casos ativos - pessoas infectadas que podem transmitir o coronavírus -, segundo boletim de terça-feira (29).
Na avaliação da secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, os números em Curitiba estão com indicação de estabilidade, mas em padrões altos. “Vimos agora nessa última bandeira que não há uma mudança de aumento de casos, esperamos manter assim. Até segunda-feira a análise que tínhamos matinha a cidade em bandeira laranja. Com união de forças para baixar para 5 mil os casos ativos podemos avançar sem comprometer a vida econômica da nossa sociedade”, declarou a secretária em entrevista ao Bom Dia Paraná, da RPC, desta terça. “Temos feito vários compromissos e temos tido resposta dos setores, é para o bem de todos, a restrição foi necessária, bem como a diminuição de internação”, completou.
A prefeitura prorrogou no último dia 23 a manutenção da bandeira laranja pela terceira semana consecutiva. Porém, o decreto 1.020/2021 permitiu algumas flexibilizações, como a permissão da abertura aos domingos de feiras de artesanato, museus e circos, além de estender em mais três horas o atendimento aos domingos de padarias e confeitarias. Também nesta quarta, o governo do estado vai anunciar se mantém ou não o atual decreto da pandemia.