O governador Carlos Massa Ratinho Junior visita nesta quarta-feira (14) o Hospital Regional São Sebastião, na Lapa. A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza seis leitos de UTI no hospital.  A unidade já conta com 40 leitos de enfermaria na estratégia de combate à Covid-19.  14/04/2021 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Leito de UTI SUS em hospital do Paraná.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Curitiba completou, na última quarta-feira (28), um período de nove dias sem registros de pacientes graves de Covid-19 internados em leitos de UTI SUS. Segundo os dados do Censo Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a tarde desta quarta-feira havia apenas um paciente internado com sintomas da doença em leito de enfermaria na cidade.

No início da semana, a capital já tinha registrado outro período de nove dias sem registros de óbitos causados por complicações da Covid-19, entre 7 e 15 de setembro. O recorde anterior era de oito dias entre 29 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, segundo dados da própria secretaria.

Para as autoridades de saúde, os números são sinais de que a pandemia perdeu força na cidade. “Quanto menos pessoas internadas, menos chance de óbitos pela doença nos próximos dias. Ficamos otimistas com esses dados”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. “É uma excelente notícia essa: mais um passo para o fim desta pandemia”, disse o prefeito Rafael Greca.

A Prefeitura Municipal de Curitiba vem registrando os dados da Covid-19 em boletins semanais. Segundo o último levantamento, divulgado na quarta-feira (28), foram registrados 436 novos casos da doença entre 21 e 27 de setembro. Já são 520,8 mil casos confirmados desde o início da pandemia. Nos últimos sete dias também foram confirmadas cinco mortes, levando a 8.511 o número total de óbitos provocados pela Covid-19 na capital.