Participação por escrito pode ser feita até esta sexta-feira (21)| Foto: Divulgação / Rodrigo Fonseca / CMC
Ouça este conteúdo

Segue aberta até às 23h59 do próximo domingo (23) a possibilidade de participar da consulta pública sobre o Orçamento de Curitiba para o ano de 2023. O prazo vale para os curitibanos que queiram dar sugestões online sobre o que deve ser prioridade entre os investimentos na cidade no ano que vem. Para quem quiser opinar por escrito, é melhor se apressar: as urnas instaladas nas Ruas da Cidadania e na Câmara Municipal de Curitiba só estarão disponíveis até esta sexta-feira (21).

A consulta pública pode balizar possíveis emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. As contribuições serão tabuladas e apresentadas em uma audiência pública, prevista para novembro. Emendas e propostas de alteração da LOA devem ser apresentadas até dezembro, quando o texto final deve passar pela votação na Câmara Municipal.

Ao participar da consulta pública, o cidadão tem a oportunidade de escolher três entre dez opções onde deve haver prioridade nos investimentos: Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Habitação, Meio Ambiente, Obras, Saúde, Segurança e Transporte. Feita a escolha da área, o cidadão poderá elencar as opções prioritárias dentro de cada uma das opções anteriores.

Publicidade

No ano passado, a consulta pública sobre a LOA teve cerca de 900 participações. A maioria dos pedidos foi por mais investimentos na Saúde. Como resultado, foram indicadas emendas para a reforma de 10 Unidades Básicas de Saúde, além da destinação de recursos extras para a segurança alimentar em Curitiba.